Listas de blogs e sites que sigo

quarta-feira, 30 de março de 2011

Plantas que curam e Embelezam - Chá verde.



Como eu havia prometido que a cada semana dedicaria um post a medicina natural, (ervas medicinais) e também atendendo aos pedidos de algumas leitoras inclusive minha irmã, vamos então conhecer hoje um pouco do famoso chá verde.

Chá verde em francês – Thé vert.
Camellia Sinensis L.

O chá verde é a segunda bebida mais consumida ao redor do mundo, depois da água. Mais de 14.000 xícaras são bebidas a cada segundo. Ele age como estimulante, revigorante, e calmante. Esse chá conquistou o mundo ocidental por possuir todas essas virtudes.


Cultura:

É originário da China, Índia, sudoeste asiático e Japão. As virtudes desta planta é conhecida milenarmente pelos povos asiáticos. Existe até um adágio popular que diz que: Um pouco de chá verde todos os dias mantêm os médicos afastados para sempre.
A colheita do chá verde é feita 03 anos após sua plantação, e as duas primeiras colheitas na primavera têm uma reputação de serem as melhores.
Na china e no Japão, por toda parte o chá verde é considerado uma bebida de base e como uma planta com diversas virtudes. Os chineses o chama de ELIXIR DA VIDA.
O país que mais consome chá verde é o Japão, e é neste país onde a esperança de vida é a mais elevada, 84,7 anos para as mulheres e 77,5 para os homens.
É no Japão também onde existe menos índice de câncer do colon e dos seios, menor também é a taxa de doenças cardiovasculares, de diabetes e de obesidades. 
Os asiáticos afirmam que esta bebida foi criada pela mãe natureza para ajudar o homem a preservar sua saúde e retardar o seu envelhecimento.
 Histórico:

Numerosas são as lendas concernentes a invenção do chá verde. Uma delas conta que o imperador Shen Nong descobriu esta erva por azar, em 2.757 a.C. Ele tinha recomendado a um de seus servos que fervesse água para ele beber. Um dia, então ele estava sentando abaixo de uma árvore e uma folha caiu dentro de sua caneca, o que deu origem a bebida mais celebre do mundo.

O pai da medicina chinesa escreveu mais tarde um livro intitulado “Tratado das Plantas”, e neste tratado ele fala que: “ o chá verde acalma a fadiga, fortifica a vontade, o prazer da alma e reaviva a visão”.

O chá verde foi introduzido na Europa em 1600 pelos jesuítas, nesta época ele era negro. A história tenta explicar essa coloração negra em razão da fermentação que ocorria dentro dos containers durante a viagem.

Partes utilizadas:

Na origem as folhas de chá serviam de alimentação de base dos chineses. Cozida no vapor, fervidas, elas acompanhavam uma mistura de arroz com leite. 80% dos princípios ativos do chá verde são encontrados nas três primeiras folhas e nos gomos. As folhas do caule contém apenas 5% de suas propriedades, geralmente é utilizado em infusão ou decocção. (explicações abaixo).

Propriedades e ações:

Propriedades emagrecedoras: Beber este chá contribui para o gasto de energia (calorias).
Ele age sobre o metabolismo dos lipídios, e o efeito é queimar gorduras.

Ação protetora do organismo:

Este chá tem ação antioxidante e antienvelhecimento. De acordo com o Dr. Trevisanato, de Toronto é a melhor fonte de flavonoídes entre todos os alimentos. Esses flavonoídes possuem um poder antioxidante superior aos encontrados nos frutos e legumes. 
Propriedades do chá verde que nos protegem contra o câncer
 Existem mais e mais provas científicas de que a consumação do chá verde protege contra o câncer. Para os grupos científicos que estudam esta planta a "catéchina EGCG" possui a capacidade de bloquear certos mecanismos utilizados pelas células cancerosas. 
E também pelas recentes descobertas cientificas, notadamente  as do Dr. Richard Béliveau.
  Contra indicação:

A theina é fortemente  desaconselhável durante a gravidez e a amamentação.
Os bêbes e as crianças não são aconselhável a fazer uso desse chá.
Também é não aconselha-se a fazer uso deste chá pessoas anêmicas, uma vez que ele pode inibir a absolvição do ferro no sangue.

Se vocês querem ter boa saúde e ficar em dia com a balança, devem seguir o mesmo regime adotado pelos centenários asiáticos da Ilha de Okinawa ao sud do Japão, qual seja:

Essas pessoas comem muitos cereais, sobretudo arroz. A dieta deles é rica em algas, leguminosas, peixes, frutos do mar, frutas, condimentos, um pouco de carnes, ovos e raramente produtos lácteos. E para completar esse regime saudável eles bebem muito CHÁ VERDE!
 Métodos de preparação de chás.
 Infusão: Esta técnica é recomendada para uso de flores e folhas, porém, talos e raízes também podem ser preparados, desde que bem picados. Para fazer a infusão você deve despejar a água fervendo sobre as ervas, depois tampá-la e deixar ali por uns dez minutos.
 Decocção: essa é uma das técnicas que são indicadas para o cozimento de flores, folhas e partes tenras da erva. Para realizar a decocção você deve colocar as ervas em um recipiente jogar a água fria em cima esperar ferver de três a cinco minutos.
 Maceração: recomendada para folhas, flores, sementes e parte tenras. Esta técnica consiste em deixar de molho a erva desejada durante dez a doze horas, para partes mais duras como talos cascas e raízes deve-se tirar do molho somente após dezesseis horas. O liquido deve ser coado e pode ser bebido quente ou frio. Lembre-se que as ervas colhidas devem se secar na sombra e nunca ao sol.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns! Muito boa a informação!
Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...