Listas de blogs e sites que sigo

domingo, 19 de junho de 2011

De quem é a idéia??


Hoje com a globalização fica complicado para um designer atestar sua criação. Constantemente vem ocorrendo no mundo da moda o que juridicamente é chamado de plágio, ou  popularmente cópia.

Este problema foi colocado em evidência através do processo movido por Christian Louboutin contra a marca Yves Saint Lauren. Louboutin registrou a patente da sola vermelha de seus sapatos como sendo criatividade sua, portanto só o mesmo pode confeccionar e comercializar este tipo de solado.

Neste caso não consigo ver plágio, apenas por uma questão de cor.

Ontem lendo um jornal, um artigo em especial chamou minha atenção. Este artigo dizia que uma estilista francesa, proprietária da marca Velvetine entrou com um processo contra uma famosa marca popular espanhola, conhecida como MANGO; por achar que algumas bolsas desta marca, são cópias idênticas as de suas peças- coleção 2009.


http://velvetineby.canalblog.com/ (blog  da designer)

O processo foi instaurado/julgado,  e a Velvetine além de perder ainda foi condenada a pagar as custas processuais é uma quantia de seis mil euros a título de indenização por ter maculado o nome da Mango, ou seja, ter exposto a imagem da marca junto à população.

Já neste têm o designer da peça, o modelo são bem parecidos.
  
A Mango alegou "que não plagiou as referidas bolsas que apenas seguiu o que dita às tendências atuais".

Tá bom, se esta desculpa vale, muitas marcas como já vêm fazendo não criará mais, apenas copiará, seguindo o que dito o mercado.

Muitos sites, revistas e blogs estão comentando esta decisão. Será que por que a Velvetine é uma marca não tão conhecida, de uma designer que não possui um nome forte  no mercado que ela teve esta condenação? Ou  será como na Selva que impera a lei do mais forte? 

Eu sou fã de moda, gosto de comprar coisas boas e baratas, mas sou ciente que por trás dessas Grandes marcas, as quais são chamadas de "fast food da moda" existe muita coisa embaixo do tapete (exploração do trabalho infantil/humano, plágios, falsificações, inspirações, enganações).  

Neste momento muitos blogs e setores da moda estão solidários com a designer da marca Velvetine e estão prometendo um boicote contra a marca Mango.

E vocês o que pensam sobre esse mundo das cópias, inspirações e falsificações?


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...