Listas de blogs e sites que sigo

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Bem vindos a Bourgogne - terra da coxa de rã, do escargot...


Boeuf a la bourguignon - Cozido de Carne de boi
(Músculo ou coxão duro com cenouras alho poró, batata etc.

Cuisse de Grenouille au Beure Persillé - Coxa de Rã ao molho de manteiga e salsinha

Scargots au Beurre Persillé -


Poulet de Bresse - Frango especial criado solto





















Sem comentários - o famoso vinho da bourgogne .


Bourgogne
Situada na região centro-leste do país, divide com Bordeaux o título de mais famosa região vinícola da França. A maioria de suas sub-regiões estende-se entre as cidades de Dijon, ao norte, e Mâcon, ao sul. A exceção, que está separada das demais, é a sub-região de Chablis, situada a noroeste de Dijon, cuja principal cidade é Auxerre.
Cozinha típica
A cozinha bourguignonne costuma ser substanciosa, bastante camponesa, sensata, e dificilmente se afasta das raízes. A Bourgogne poderia ser definida como um paraíso para quem gosta de comer. Destacam-se os pratos cozidos no vinho, como o Coq au vin, o Boeuf Bourguignon, a Pochouse (peixes de rio no vinho branco), Oeufs em Meurette (com molho de vinho tinto). A mostarda também participa bastante nos molhos e pratos.
Vinhos
Quando se trata de vinhos, a Bourgogne não deve nada a ninguém, oferecendo tintos, brancos e rosados que excitam os paladares dos conhecedores, como os grandes de Chablis, o Romanée-Conti (provavelmente o mais caro do mundo), Chambertin, Musigny, Côte de Nuits, Pommad, Volna, BeauneCorton-Charlemagne, Montrachet, Meursault e Pouilly-Fuissé, assim como os gostosos e simples tintos de Beaujolais, que correm generosamente nos bistrôs d
Queijo
Seus queijos mais famosos são o Charolais (de leite de cabra ou de vaca), o Chaource (de leite de vaca), o Mâconnais (de leite de cabra), e o Epoisses de Bourgogne (de leite de vaca)e Dijon.
Outros Destaques e Delícias
Um tripé precioso de ingredientes se destaca na região: vinhos, carnes e mostarda. Como coadjuvantes, e quase sempre atuando junto com os ingredientes dessa trilogia, entram os muitos peixes dos grandes rios e lagos, os queijos (como o Epoisses), os famosos escargots, as caças e champignons das florestas.
Os excelentes tintos são feitos de Pinot Noir, e os brancos de Chardonnay.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...