Listas de blogs e sites que sigo

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

SEGREDO DA JUVENTUDE.


Um grande número de pessoas quer emagrecer a qualquer custo e vive a base de regimes mirabolantes, excluindo muitos alimentos importantes para nosso o organismo.

De que adianta termos uma silhueta em forma se os cabelos estão caindo, a pele está ressecada sem brilho e as unhas quebradiças? 
Tudo isso é resultado da falta de alguns nutrientes que nosso organismo necessita.

Para nos mantermos  sempre bela é necessário que façamos um tratamento preventivo, ou seja devemos priorizar em nossa alimentação quotidiana os alimentos corretos.

Não adianta nada utilizarmos de produtos e mais produtos  de beleza, se não ficarmos atentos ao que comemos. Isso é uma luta preventiva e não paliativa.

Para prevenir o envelhecimento e preservar a elasticidade da pele é necessário que  os alimentos contenham os seguintes nutrientes:



Os antioxidantes - A respiração de nossas células produz moléculas instáveis chamadas “radicais livres”, os quais são os responsáveis pelo nosso envelhecimento.

Para estabilizar e reduzir a oxidação e aceleração do envelhecimento, nosso organismo tem a ajuda das moléculas antioxidantes presentes em grande quantidade nas frutas e legumes de cores fortes (vermelho, laranja, azul, violeta).

As vitaminas - Se as vitaminas A e E ajudam a lutar contra os radicais livres, a vitamina C por sua vez ajuda na formação do colágeno, molécula que dá firmeza a nossa pele.

Os Antiflamatórios - A inflamação das células é um processo complexo muito comum, resultante de uma alimentação industrial com muito açúcar, gorduras e conservantes, o que causa o envelhecimento precoce.

As moléculas antiflamantórias, estão presentes nos vegetais e ajudam a lutar contra esse fenômeno e também  a eliminar as toxinas.

As fibras - São os resíduos dos vegetais não assimilados durante a digestão. Elas aceleram mecanicamente a eliminação das toxinas intestinais. A função das fibras é limpar o organismo, o que ocasiona uma pele saudável.

Sais minerais - Trata-se de substâncias de origem rochosa indispensável ao ser humano como o (cálcio, ferro, magnésio, sódio, fósforo, potássio, enxofre. Em caso de falta de sais minerais as funções metabólicas cutâneas degringolam  e a pele resseca e descasca visivelmente.

Micronutrientes - São nutrientes minerais como (zinco, selênio, flúor, cobre), os quais nós precisamos em pequenas quantidades. Sua maneira de agir  é semelhantes aos sais minerais.

Abaixo cito um pequeno grupo (como exemplo) de alimentos  que possuem nutrientes indispensáveis ao nosso corpo:

Amêndoas/ castanhas - Rica em vitamina E fibras, sua manteiga é excelente para pele. Também age ainda como antiflamatório.

Quantidades que devemos comer? Para não contrariar a balança, devemos comer uma dúzia a cada dois dias.

Ameixa - É a rainha dos alimentos antioxidantes  é rica em polifenol.
E mais, ela contém betacaroteno, Vitamina E e  Fibras.

Quantidade?  Duas ou três por dia.

Damasco seco (Abricot sec) - Sua  casca tem uma grande quantidade de betacaroteno, precursor da vitamina A. Possue fibras, vitamina C, Licopeno, ferro e cobre.

Quantidade? Um ou dois por dia, pode ser consumido junto com algumas amêndoas ou nozes para melhor potencializar o resultado.

Ostras - Possuem  quantidade concentrada de antioxidantes (como zinco, cobre e selênio),  é também reforço para a vitamina A.

KIWUI - Ultra rico em vitamina C, contém ainda vitamina E, potássio e polifenois.

Quantidade? Dois ou três por semana.

E preferível consumir esses alimentos ao natural, mas nada impede que eles possam ser ingeridos através de cápsulas (nutricosmésticos)

Depois  vou fazer um post, só sobre os nutrientes  em cápsulas, usados pelos franceses.




Algumas partes retirada do livro:

- Secrets de  L´alimentation anti-flammatoire (Albin Michel)



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...