Listas de blogs e sites que sigo

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Cake designers -Artistas brasileiras na França.

Bolo criado pelo Cake Designer Brasileiro
Djalma Reinaldo, o qual estará ministrando
03 Workshops no fim de maio,  em Nimes no sul da França.

Meu casamento foi algo super engraçado, tendo em vista que eu nunca  tinha preparado uma festa, e quando cheguei aqui me deparei com essa realidade, e o pior sozinha e sem conhecer ninguém.

Eu não queria uma festa no estilo francês, onde todos entram tímidos e saem da mesma forma, queria algo alegre, que tivesse um pouquinho das minhas origens, e pensando assim organizei uma festa “à la bresilienne”, com muitos convidados brasileiros!

O que fiz para conseguir essa proeza? Convidei o pessoal que participava de uma Associação de brasileiros, numa cidade próxima a minha.
E para minha surpresa vieram com: caipirinha, salgadinhos e batucadas, foi uma festa super divertida e os meus convidados franceses ficaram encantados.

Só uma coisa me deixou triste, o bolo de casamento.

Isso aconteceu há uns 09 anos atrás, e neste período era raro encontrar bolos decorados por aqui e ainda para complicar morava longe dos grandes centros.

Lembro-me que na região que morava (Val do Loire), visitei várias pessoas que faziam este trabalho, e não gostei de nada; imagine que em todos os estabelecimentos que preparavam festas etc., eles me mostravam este tipo de bolo, como sendo o bolo oficial de casamento francês.


No primeiro atelier que visitei e que me mostraram essa pirâmide de bolinhos eu quase cai dura! Eu só imaginava o bolo de casamento no estilo brasileiro, todo delicado e decorado.

Bolo  de casamento tradicional francês
 gâteau fait avec des choux à la crème collés avec du caramel.) 
Por fim como não encontrei um do meu agrado o jeito foi encomendar um bolo de morangos, também super famoso por aqui, conhecido como charlotte au fraise, seria melhor do que a tal pirâmide que os franceses tentavam a todo custo me convencer.

Bolo de Morango ou Charlotte au Fraises


Portanto pessoal, hoje isso já não acontece mais, tendo em vista que dispomos de pessoas altamente capacitadas para executar este trabalho, as quais são conhecidas pelo nome de Cake Designer.

E se vocês buscam um bolo para um casamento, um batizado, um aniversário, nascimento de bebê, etc., não hesite em procurar as nossas conterrâneas citadas logo abaixo, pois as mesmas vêm fazendo muito sucesso em território francês com este tipo de bolo especial.

Tanto que há muito tempo não vejo mais ninguém falar na tal torre de bombinhas!!

E o legal de tudo isso, não fica só na apresentação, tem o sabor, os quais nós brasileiras já conhecemos muito bem.

Vejam abaixo:


BEATRIZ BELLIARD
Beatriz em seu Laboratório em Rennes na França.

Bolo de casamento elaborado pela designer Beatriz Belliard


Na região da Bretanha, podemos encontrar Beatriz Belliard, seu trabalho é sucesso aqui na França, com muitas reportagens para revistas, sites e TVs.

Ultimamente ela abriu seu atelier e participou de vários salões importantes (feiras). Também a pouco teve seu trabalho exposto nas galerias Lafayette. Bia ministra cursos também em seu atelier profissional.


NINA COUTO


Nina em seu laborátorio em Nimes no Sul da França.
"In memorian"  Agora so saudades!



 Bolo de casamento elaborado pela designer Nina Couto
                                         

Na região da Provence, podemos encontrar a brasileira Nina Couto, outra artista nesta arte de fazer bolos e doces decorados.

Nina também é constantemente convidada a expor seus trabalhos em grandes salões, sites, jornais, revistas etc., e agora mesmo está com lançamento marcado de seu mais novo livro para o próximo mês de maio, o qual já pode ser encontrado no site http://www.amazon.fr/.



Nina, também estará abrindo as portas de seu laboratório profissional em Nimes, no fim do mês de maio.

Também neste ano, começando pelo mês de maio ela receberá convidados importantes como o grande Cake Designer brasileiro Djalma Reinaldo para 03 Workshops em Nimes, e em outubro será a vez de Nina receber a inglesa Maisie Parrish (cake designer).


WALESCA GAMEIRO.

Wal e seus bolos expostos na Feira de noivas de Paris.


Waleska Gameiro, outra brasileira que vem conquistando os parisienses com este trabalho de Cake designer.

Waleska também já participou de vários salões de destaque aqui na França.
Ela ministra cursos em Paris, para quem tem interesse em seguir também nesta profissão.

Para entrar em contato com todas é só procurá-las nas redes sociais como Facebook, e Orkut.

Portanto pessoal, agora sim, nossa festa estará completa, com bolos e docinhos à altura do que merecemos.

5 comentários:

Beatriz Belliard disse...

Ah, estas bombinhas ! Nao tem comparaçao com nossos bolos nao é, e servem 2 ou 3 por pessoa !!
Adorei estar do lado destas cake designers maravilhosas no seu post ! bjs

Dandan3010 disse...

Parabéns pelo pot Vânia!!! Além de colocar em destaque nossos tallentos brasileiros, adorei a historinha inicial: o choque entre o famoso "bolinho" de casamento francês e os "nossos". Tb não vejo graça neste choux caramelisado. Não so pelo aparência não, mas o gosto tb, eu o acho muito melecado, incoveniente até para comer. Agora é esperar realmente que nossos estilos de bolos sejam mais frequentes nas festinhas francesas. Bisous

les gourmandises de wal cake designer disse...

Vânia querida obrigada oelo post,é para mim um grande prazer poder fazer parte do seu bog,que além de interessante nos oferece a oportunidade de estar divulgando nosso trabalho.Muito obrigada e sucesso pra ti beijokas!! Waleska Gamriro

Nina disse...

Que legal, estamos em varias regioes;-)
Obrigada Vânia!
Grande beijo

Unknown disse...

A atriz Andréia Beltrão recentemente em uma entrevista, disse que casaria de novo, por dois motivos: A festa e o vestido!!
Já meus motivos, seriam a festa é um bolo maravilhoso como estes expostos neste blog.
Obrigada meninas, vocês com esta arte, realizam o sonho de muita gente.
Parabéns.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...