Listas de blogs e sites que sigo

quinta-feira, 28 de março de 2013

Estação dos legumes frescos e precoces.


O mês de abril é conhecido aqui na França pela estação dos legumes PRIMEURS - O que significa legumes frescos e colhidos precocementes, ou seja, os primeiros legumes colhidos muito jovens, o que garante um sabor todo especial.

Vamos então conhecê-los.

Precoce, porque são colhidos muito jovens, os primeurs se distinguem pelo gosto delicado e na maioria das vezes açucarados.

Jovens e frescos esses legumes primeurs anunciam a chegada da bela estação: Firmes, pleno de sabores e com um gostinho açucarado, eles são também excelente para a saúde.

Os legumes primeurs, são aqueles que fazem parte dos primeiros colhidos na estação. Sua particularidade reside precisamente em sua natureza _ jovens. Os franceses associam também estes legumes aos primeiros colhidos na primavera de forma natural.


Primeur vem do nome printemps (primavera), do latim Primus tempus, o qual significa literalmente primeiro tempo. 

O termo "primeur" aqui na França, não é oficialmente protegido, a única exceção se diz respeito a batata (pomme de terre), a única a beneficiar-se desta apelação "primeur", a qual é regulamentada e controlada.

Eu tenho preferência pelas batatas, em particular as da Ilha de  Noirmoutier,
as quais são um regalo para qualquer paladar.



Eles falam aqui na França que muitos comerciantes aproveitam desta apelação e usam este termo "primeur" durante o ano todo para produtos colhidos de maneira forçada ou fora da estação. E indicam alternativa para não cairmos em armadilhas  - respeitar o calendário das estações, que nada mais é do que consumir os legumes e frutos da estação vigente.


O período dos legumes primeurs, começa aqui na França no mês de abril e dura no máximo três ou quatro meses.
  
Consumação:

Devemos consumi-los o mais rápido possível, ou seja, 03 dias depois da compra. São de fácil preparação, uma vez que são jovens, cozinham muito rápido. E como já possuem um sabor especial, não necessitam de preparação sofisticada.Cozidos no vapor com um pouco de sal grosso, manteiga e pimenta do reino já se torna um prato especial.


Batatas primeurs de Normoutier. 

A maioria deles não necessitam retirar suas cascas, o que aumenta seu valor nutricional.  São ainda ricos em vitaminas e minerais como (beta caroteno, vitamina A, potássio, cálcio, selênio e ferro).

Legumes tradicionalmente consumidos na primavera - Primeur.

Alho, alcachofra, aspargo, cenoura, pepino, endívia, fava, tomate grape, aipo, nabo, ervilha, cebola roxa, salsa, alho poró, rabanete, batata, cebola, repolho, couve-flor, espinafre

Um comentário:

Beatriz Belliard disse...

adoro ! Coloco no forno com casca mesmo, 20 minutos, ervas, pouquinho de azeite, et voilà, uma delicia, ate meu filho adora !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...