Listas de blogs e sites que sigo

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Plantas que curam e Embelezam - Alecrim.



ALECRIM - Rosmarinus officinalis
Antisséptico pulmonar, antidepressivo, calmante, auxiliar em problemas de memória, estafa, cansaço mental, afecções das vias respiratórias. Popularmente, é utilizado para afastar os maus sonhos e é símbolo da amizade e da alegria de viver.

Le romarin para nós Alecrim.

Os povos antigos sempre tiveram uma grande veneração pelo alecrim. Eles utilizavam esta planta em todas as cerimônias nupciais, funerárias ou celebrações profanas. Os noivos usavam coroas feitas com ramos de alecrim. Os egípcios colocavam ramos de alecrim sobre as tumbas dos faraós a fim de fortificar suas almas.
Os estudantes gregos portavam coroas durantes seus testes e provas na intenção de estimular o intelecto.

A história ainda menciona a rainha da Hungria, que na idade de 72 anos, sofria de reumatismo crônico, e ficou curada desses problemas graça a um remédio feito a base de alecrim.

Em algumas regiões o costume popular e de colocar alguns ramos de alecrim dentro de uma garrafa de vinho, a fim de obter uma bebida fortificante.



Muitas pessoas têm o costume de colocar alguns ramos de alecrim dentro de uma garrafa com álcool, para combater os males do reumatismo e dores em gerais, podendo ser usado tanto nos humanos quanto nos animais.

Na cozinha é muito usado como ervas aromáticas, sendo uma das ervas que compõem a mistura de Ervas de Provence.



O óleo essencial de Alecrim é fortemente usado como componente aromático na indústria cosmética (sabonetes, perfumes, cremes etc.,) como também na indústria alimentícia (bebidas alcoólicas, doces, balas, conservação de lipídios etc.,).



Pesquisas internacionais sobre o alecrim.

A comissão E (Comissão Européia)  e o L´ESCOP, reconhecem que o uso interno do alecrim alivia os transtornos gástricos e seu uso externo auxilia como coadjuvante para aliviar os problemas de reumatismo e da circulação sanguínea (mãos, pés e pernas). A L´ESCOPE recomenda ainda o alecrim para combater os males biliares e hepáticos (fígado) e uso externo como antisséptico leve. Nas pesquisas in vitro, demonstram que o alecrim ajudar melhorar as propriedades hepatoprotetoras, antiulcerosos, antiespamódicos, e antissépticos.

Os resultados de pesquisas preliminares sem placebo tende a confirmar o uso tradicional do alecrim para aliviar as dores decorrentes do reumatismo.


Existem pesquisas em andamento buscando mais dados a fim de usar os componentes desta erva como anti-inflamatório e como mecanismos para melhorar a memória.

Contra indicação: Mulheres grávidas, crianças, pessoas epiléticas e cardíacas.

Aconselha a não usar o alecrim vendido em supermercados, o qual pode ter sido ionizado para que os insetos não se desenvolvam. Existem diversas espécies e alguns têm alta concentração de óleo essencial por isso não são recomendadas para chás. Além disso, o Alecrim é a única planta que destoa das outras utilizadas, pois ela é estimulante do sistema nervoso, portanto pode até mesmo espantar o sono das crianças, ou causar problemas em pessoas cardíacas.



Neste caso o melhor é consumir produtos vendidos em lojas BIO, como óleos essenciais, chás ou pílulas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...