Listas de blogs e sites que sigo

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Aprendendo a cozinhar com a salsinha/persil.

Persil plat et persil frisé

Assim que cheguei na França eu tinha vários PRÉ-CONCEITOS os quais foram se esvaindo com o tempo até a chegada do conhecimento. Pois Pré-conceito não é nada além do que ausência de conhecimento. 

E uma das coisas que eu mais tinha pré-conceito era no quesito alimentação, era daquelas que nunca tinha provado e dizia não gostar!


Aqui na França com meu marido eu aprendi a provar antes e exprimir minha opinião depois! Isso vale para tudo na vida.

Beurre d'escargots, congelada.

No inicio foi super complicado.Lembro-me de um episódio onde fomos convidados para um casamento e eu só comi pão e água durante dois dias. Isso tudo porque as preparações que me foram apresentadas naqueles dias continham uma tal de "Beurre d'escargots", a qual  na minha ignorância achava que seria algo derivado dos famosos escargots _ mas que na verdade não passava de um molho de salsinha com alho  refogado na manteiga de leite.

Enrolado de Pernil de Carneiro com beurre d'escargots - Uma delícia!

Hoje em dia, além da famosa beurre aux escargots que eu gosto muito, eu também aprendi a ser uma apreciadora dos verdadeiros escargots de Bourgogne! 

Esse molho de manteiga é conhecido como Beurre d'escargots, pois o mesmo é usado para temperar este prato.

 Pois bem, toda essa estorinha acima é  só para ilustrar o quanto era o meu desconhecimento sobre a Salsinha, erva aromática tão apreciada pelos franceses.

Pratos franceses - Filet de peixe enrolado no molho de persil.

No Brasil eu nunca fui fã da salsinha, pois em casa por influência da minha avó usavámos frequentemente o coentro (influências nordestinas).

Tinha conhecimento que muitas pessoas usava-a como "cheiro verde" _ Aquele picadinho verde que contém junto cebolinha e que é colocado no fim das preparações, principalmente  em cozidos a fim de realçar o sabor e dar estética aos pratos.

Prato super apreciado pelos franceses - Moule Marinière - Alho,cebola, persil e vinho branco seco.

Já aqui  na França, a salsinha REINA  ABSOLUTA, podendo ser usada tanto em cozidos, molhos, saladas, refogados, marinadas, como em temperos prontos, como a "persillade" (mistura de salsinha e alho. Tem pessoas que colocam ainda farinha de rosca para aderir melhor a carne) e o "bouquet guarni". Enfim a mesma pode ser utilizada de acordo com a imaginação e gosto pessoal de cada um. 


Cuisse de Grenouille au persil - Coxa de rã ao molho de salsinha - Divino!


Aqui podemos encontrar com facilidade duas espécies de salsinhas, sendo uma de folha mais larguinha (a que mais vejo no Brasil) que de acordo com as pessoas aqui possui o gosto mais marcante/forte. E também a salsinha crespa ou frisada, a qual tem o sabor mais suave.

Pernil de carneiro coberto com a persillade
A salsinha além de realçar o gosto dos alimentos também é considerada uma erva medicinal rica em vitamina C, até mais do que o Kiwi e o limão.


Sua raiz é considerada diurética, usada sob forma de infusão.Suas  folhas e grãos são tidos como estimulante.É  ainda rica em  minerais, como:  potássio, cálcio, magnésio e ferro, substâncias essas indispensáveis para nossa saúde. 

Para quem virava a cara para a salsinha, hoje ela também reina absoluta em meus pratos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...