Listas de blogs e sites que sigo

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O Jacquard.


O jacquard é a arte de manusear os fios de lã criando desenhos na peça.

O jacquard seria uma técnica da Asia Ocidental, tendo em vista que foram encontrados vestígios dessas peças na Siria no século III.

Ao fio dos séculos este método fascinante atravessou países e continentes. Obras em jacquard foram descobertas no Egito, na Espanha, no Sul da França e sobre tudo nos países situados na Europa do norte (Noruega ).

É um trabalho que demanda talento, pois a pessoa que executa este  tipo de  arte deverá jogar com os fios de maneira a obter um desenho coerente com o todo o resto da obra. 

Os artistas de antigamente  realizavam os jacquards com fios de seda, atualmente  grande parte deste trabalho é feito com lã. De acordo com o trabalho pode ser utilizado tanto fios coloridos como em cores únicas.

 É um estilo que apesar de ser muito antigo, sempre está em destaques nas coleções de inverno. E este ano o jacquard  ditará a moda no inverno seguindo a tendência que já vem do verão (estampas).

Os pulls confeccionado em jacquard,  costumam ser mais quentes que os comuns, uma vez que os fios geralmente são dobrados o que faz com o que o mesmo aqueça mais, ou seja propício para o inverno.

Os mesmos podem ser usados tanto por homens como mulheres, e além de aquecer bem, ainda tem o poder de deixar o look  descontraído e elegante ao mesmo tempo.





resumindo o jacquard é a arte de tricotar criando desenhos nas peças.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...