Listas de blogs e sites que sigo

sábado, 19 de novembro de 2011

Maçã - a paixão dos franceses.




Se existe uma fruta que pode ser eleita como a predileta dos franceses é a maçã. Com a maçã se faz de tudo e mais um pouco. Podemos encontrar pinga de maça (calvados), chips, sucos, compotas, cidras, bolos, tortas, etc.,

O francês tem por hábito, sempre levar para o trabalho maçãs para beliscar entre uma refeição e outra, eles dizem que agindo assim, evita comer besteiras o que conseqüentemente ajuda a equilibrar o peso.

Mas onde a maçã reina absoluta e nas sobremesas, as quais são várias! sendo as tortas as prediletas, como: a "tarte tatin", "tarte aux pommes", "crumble aux pommes", clafoutis aux pommes", etc., Talvez seja pela praticidade, uma vez que aqui encontramos facilmente tanto a massa folhada como a massa para tortas em qualquer mercado a preços bem gentis.

Tarte tatin - a preferida dos franceses.

Clafoutis de maças.

Torta de maças.





Eu confesso que no  Brasil nunca tinha feito nenhuma sobremesa com maçãs, e também não conheço muita gente que faça.

Meus pratos I - Maça, abobora , coco ralado acompanhado de sorvete de baunilha.

Já aqui eu tive que me virar e aprender a fazer essas sobremesas, uma vez que as mesmas são as preferidas dos franceses. Com uma  simples torta de maça você agradará a todos.


Meus pratos II - flor de maça caramelada com chantilly e doce de leite.

No inicio eu até tentei apresentar os nossos doces, como: pudins, pavês, etc., mas os franceses acham super açucarados  e muitos não gostam da presença do leite condessado.


Meus pratos III - docinho de maça com chantilly e creme inglês.
Você tendo em casa _  maças, açúcar e manteiga, já tem uma super sobremesa! A qual é fácil, rápida, econômica e muito saborosa.


Basta apenas cortar as maçãs da maneira que você quiser, colocar açúcar (não muito), manteiga e deixar engrossar... a maçã  soltará um líquido que em contato com o açúcar e a manteiga formará uma calda maravilhosa.

Meu pratos IV  - Bolo com pedaços de maças.
Esse doce que citei acima pode ser servido com sorvete de baunilha e chantilly, com esse trio não tem erro, suas visitas com certeza vão gostar muito.

Outro truque legal que aprendi aqui foi colocar fatias de maçãs no meio dos bolos, ou mesmo na base, fica super delicioso e agrada ao paladar exigente dos franceses.

E vocês gostam de maçã?  De que maneira?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...