Listas de blogs e sites que sigo

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Na quantidade certa e com requinte.


Diversos modelos de pratos para servir com estilo.
Cada  alimento tem seu prato.
A nova moda que  ronda as cozinhas  mundo a fora é servir pratos prontos e decorados, como os servidos em restaurantes.

Eu já sou adepta deste ritual há muito tempo, nem tanto pela estética, mas por ajudar a todos em casa a manter-se em forma.

Os grandes estudiosos da alimentação falam que devemos sair da mesa ainda tendo fome, e para isto nada melhor do que o estilo francês, que elimina todas as travessas e panelas, e prioriza servir o prato pronto.

Se a travessa de lasanha está a uma colherada de distância, fica difícil não repetir. Então, se vamos comer apenas um prato, é melhor que ele esteja maravilhoso!

Aqui a alimentação é bem equilibrada, quase todos seguem o mesmo ritual, o qual é o seguinte:

Uma entrada, que pode ser uma salada fria ou quente, uma sopa, salgadinhos etc,. porém em pequenas porções.


Salada de salmão defumado com fatias de pepino.


O prato principal – O qual contém apenas um tipo de carboidrato  e um tipo de proteína, com um molho. Exemplo: uma coxa de frango com uma xícara (medida) de purê de batata. Ou uma xícara de arroz com um bife grelhado. Ou ainda um filet de peixe com uma xícara de maçarão cozido. Ou ainda uma porção de carne moída com cenoura e quiabo e uma xícara de polenta.

todas as fotos que estão neste texto  foram preparados por mim para minha família.
Sobremessa – Apenas uma porção de doce, bolo, sorvete ou iogurte. Os mousses, iorgutes, coalhadas, cremes e sorvetes podem ser servidos em pequenos copinhos, são as chamadas verrines, isso evitar a vontade de atacar o pote.

Canjica em potinhos- Um copinho para cada.


Bolo molhado de coco

Para finalizar -  Queijo.

E para montar esses pratos maravilhosos e saudáveis eu gosto de usar pratos na cor branca, sem muitos desenhos chamativos,  pois será  mais fácil de montar e decorar ao mesmo tempo.

Seja qual for a montagem, o ideal é fazer um rascunho na cabeça com o desenho que se quer fazer, antes de colocar a comida no prato. Aí, vale rabiscar com azeite, pincelar o molho, dar um colorido com ervas frescas.  Além de fazer experiências mentais e práticas na sua cozinha. Fique de olho nos pratos dos bons restaurantes e revistas gastronômicas; agindo assim vocês terão inspirações garantidas!

Maria Isabel de carne seca  - Prato típico também pode ser servido de uma forma diferente.
De todo modo, o alimento principal, geralmente a carne, costuma ser o ponto focal. Um jeito fácil de destacar é dando um pouco de elevação – como o bife apoiado no purê. Outra boa regra que vale pela estética e para a nutrição é colorir o prato. E a melhor maneira é usar legumes e verduras cruas ou cozidas “al dente”. Além do prato ficar lindo e causar uma boa impressão aos nossos convidados, o nosso corpo também agradecerá muito.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...