Listas de blogs e sites que sigo

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pot-au-feu!


Pode ser servido com arroz branco, puré de batata ou polenta.
Costela, osso buco com tutano músculo e legumes.

Nome diferente não é? Mais só o nome é complicado, pois  pot-au-feu, nada mais é do que uma espécie de cozidão de carnes com legumes!

O nome significa pote no fogo, é que antigamente usava-se aquelas panelas de barro nas quais eram cozidas lentamente o cozidão francês.

Este prato leva carnes  tipo:  costelas, osso buco, músculo,rabo de boi, acém, enfim carnes de segunda que levam um tempo maior para seu cozimento.


 A receita é simples, água, carnes e legumes e cozimento lento.

A  única diferença desse prato para o nosso cozido  é que costumamos temperar as carnes antes e usamos também o famoso "extrato de tomate" para dar cor. Já o cozidão francês só leva sal e pimenta e nada de extrato! Os franceses preferem a cor natural da carne. No inicio eu achava tudo muito pálido e não me animava muito para experimentar. Um certo dia resolvi provar  e para minha surpresa e para meu paladar o sabor é maravilhoso e diferente do nosso! Há  ainda algumas pessoas que gostam de comer este prato com mostarda, o que não é o meu caso.

Fenouil - raiz da erva-doce
Então fui pesquisar para saber o porquê deste sabor ser diferente; descobri que são pequenos detalhes que faz toda a diferença! 
Os franceses usam alguns legumes que nós não somos habituados a comer, como a raiz da erva doce, o alho poró e o aipo. Mas o sabor  diferenciado mesmo  vem do "cravo da índia", coloca-se alguns cravos cravados numa cebola inteira na hora do cozimento das carnes e o sabor deste prato  mudará!

Pot-au-feu preparado por mim e servido de uma maneira diferente.

Outro diferencial  é que os franceses costumam colocar alguns legumes para cozinhar junto para dá gosto, então não importa se os mesmos irão derreter na hora do cozimento, pois os legumes que acompanharão o prato serão cozidos à parte e depois feito uma espécie de choque térmico com água fria para manter a cor dos mesmos  bem  viva!

Os legumes usados geralmente  são: Cenoura, batata,  nabo, aipo, alho poró, cebola e a raiz da erva doce aqui chamada de  fenouil e para finalizar um bouquet guarni (tomilho com louro).


O  Pot-au-feu tradicional é cozido lentamente no fogão de lenha;  de acordo com os franceses dá mais sabor ao prato, o que eu não duvido, pois eu também sou fã de uma comidinha feita no fogão de lenha!

Agora que o segredo do cozidão francês foi desvendado é correr para a cozinha para preparar este prato, o qual  além de saboroso é popular uma vez que os  ingredientes utilizados não são caros e são de  fácil acesso.

Bon appetit!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...