Listas de blogs e sites que sigo

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O escândalo das pílulas contraceptivas.






Há  alguns meses atrás  a mídia  francesa começou a divulgar  os primeiros casos de Acidentes Vasculares, embolias e tromboses relacionados  com o uso de alguns  tipos de pílulas contraceptivas,  as quais são chamadas de 3ª e 4ª geração.

Depois de muitas pacientes apresentarem suas queixas à policia, o governo suspendeu todos os contratos com as  referidas marcas suspeitas, ou seja, tais  pílulas eram custeadas  pela Saúde Pública, e neste momento as mesmas deixaram de ser. Ainda estão sendo vendidas no mercado, porém não estão sendo reembolsadas como antes.

Uma das pílulas mais populares é a Diane 35 dos laboratórios Bayer, a qual em muitos casos é receitada também no combate a Acne. 

Esta  pílula conforme a Agência Francesa de Medicamentos foi responsável por 7 mortes, sendo jovens  de 18, 24 , 26  e 28 ans,  e também duas mulheres na faixa de 42 anos. De acordo com o estudo realizado essas mortes tem todas um ponto em comum, ou seja, o uso desta Pílula  Diane 35.

De acordo com os dados  publicados no Jornal Le Fígaro,  125 casos de embolias e tromboses foram registradas nos últimos tempos, e estão ligadas ao uso desse medicamento e seus génericos.

Em 12 de dezembro de 2012, foi aberto um processo por Marion Larat contra esta empresa Alemã - Bayer  e a L'ANSM _ Agência Nacional de Saúde e Medicamentos . Neste processo a jovem alega que ficou paralitica em razão de um AVC o qual  ela imputa diretamente a esta  pilula contraceptiva Méliane.

Em  junho de 2012, a Comissão Regional de Conciliação e Indenização de Acidentes Medicais de Bordeaux reconheceu a ligação entre a utilização desse medicamento e o AVC  sofrido pela jovem.


http://www.elle.fr/Societe/Les-enquetes/Pilules-de-3e-et-4e-generation-trois-victimes-d-embolie-temoignent-2287344 (testemunho de jovens que tiveram embolia pulmonar depois de usar determinadas pílulas de 3ª e 4ª  geração).

http://www.choisirlavie.fr/article/actualites-actualite/le-scandale-des-pilules-0
 De acordo com este texto, muitos  estudos foram feitos e foram comprovados que muitos dos  casos de embolias e acidentes vasculares tem  ligações direta com estas pilulas.

Incrível que pela gravidade desses casos eu não vejo  comentários na imprensa brasileira sobre os riscos desses medicamentos.

Aqui na França o povo cobra mesmo, lembram do caso do medicamento Mediator? o qual foi a causa de muitas mortes por aqui? Pois é, se não fosse a mobilização da sociedade contra esses grandes laboratórios que só  visam o  lucro, muitas pessoas perderiam suas  vidas por causa desse medicamento.

Espero de agora em diante ouvir a sociedade brasileira se questionando, fazendo pesquisas a respeito dessas referidas pílulas e as consequências advindas de seu uso.

As pílulas colocadas em dúvidas são as que contém as substâncias químicas Désogestrel (no grupo chamado de 3ª geração) e Drospirénone (no grupo das chamadas de 4ª geração)

No sentido de informar a população francesa, a  Agencia de medicamentos disponibilizou um número de telefone chamado de VERDE  no intuito de responder as questões referente as pílulas de 3ª e 4ª geração. Este telefone funcionará de segunda à sábado das 9 às 20 horas. FONE: 0800.636.636 - GRATUITO.



Veja aqui a lista das pílulas suspeitas e que deixaram de ser cobertas pela Saúde Pública:

Nomes das pílulas de 3ª geração
-Cycléane
-Desobel (générique)
-Mercilon
-Varnoline
-Miriette
-Harmonet
-Carlin (générique) 
-Edenel (générique) 
-Minulet
-Triminulet
-Meliane
-Efezial (générique)
-Melodia
-Optinesse (générique) 
-Moneva
-Phaeva
-Cilest
-Tricilest
-Effiprev
-Triaffemi

Nomes das pílulas de 4ª geração

-Jasmine
-Jasminelle
-Yas

http://news.doctissimo.fr/Medicaments/Pilules-quelles-differences-entre-les-1ere-2eme-3eme-et-4eme-generations-30944 - Aqui mostra detalhadamente as diferenças entre os quatro tipos de pílulas contraceptivas que se encontram atualmente no mercado.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...