Listas de blogs e sites que sigo

sábado, 5 de outubro de 2013

Maison\chambre D'hôte - Pensão à la francesa!

foto de um chambre D'Hôte  na região de Monpellier/Nîmes.

Lembram das famosas pensões que existiam antigamente pelo Brasil afora? Onde a proprietária de uma casa grande com muitos cômodos resolvia transformar os mesmos em pensionatos, fornecendo quartos e comida? 

Pois é, esse costume nunca deixou de existir aqui na França e agora mais do nunca está super na moda! 

Muitas pessoas que dispõem de uma casa grande ou mesmo sitio estão  trabalhando com este sistema - de particular para particular.

Geralmente são casais que os filhos partiram para os grandes centros e eles ficaram e para não sentir-se sozinhos eles se empenham neste novo trabalho. Outros são casais que se aposentam e desejam começar uma nova vida em uma nova parte da França. Já  outros aproveitam do próprio trabalho no campo para ter um lucro extra - é o caso das fazendas/ sítios...

E essas  pensões "à la francesa" chamadas de chambres d'hôtes existem  por toda a França, cada uma com seu  charme e estilo peculiar. Há chambres D'hôtes que são melhores e mais baratos do que certos hotéis. Como são poucas pessoas o tratamento é diferenciado, ou seja,  mais próximo.  Sem falar ainda que o turista pode vivenciar o dia-a-dia das pessoas, pois nessas pensões os proprietários moram e convivem no mesmo ambiente que seus hóspedes.

Só é preciso atenção, pois existem chambres d'hôtes que não fornecem alimentação, mas a grande maioria faz. 

Hoje mesmo estava assistindo uma reportagem sobre essas pensões familiares, e uma delas eu achei muito fofa, tudo é muito organizado e delicado. E  nesta mesma  reportagem mostrou como é melhor para o turista/visitante esse sistema, pois o proprietário faz o papel de guia, mostrando o que existe de mais interessante na região.


Os Franceses não gostam muito do que todos costumam fazer (ficar em hotéis badalados, seguir os mesmos percursos dos turistas? Nem pensar!) e sendo assim essa é uma maneira que eles encontraram para fazer turismo de uma forma exclusiva, pois poucos conhecem esse sistema.  

A  maioria dos chambres d"hôtes  servem refeições e as mesmas são divinas! Geralmente são elaboradas com produtos da propriedade, vindos de receita familiar, produtos orgânicos e ainda servem a chamada "cuisine du terroir" (comida tradicional francesa - caipira);  totalmente diferente de alguns hotéis, que atualmente optam pela restauração rápida - um tipo de cozinha prática e rápida (produtos enlatados, semi prontos...), o que faz que o proprietário possa atender o maior número de pessoas e com isso ganhar mais, deixando um pouco de lado a qualidade.

Outro  ponto interessante  é que existem chambres d'hôtes temáticos, uns voltando para o universo da fazenda (nos Alpes, Val do Loire, Normandia) do vinho ( na Bourgogne, Bordeaux, Val do Loire, Provence...) da pesca ( na Normandia, Bretagne...)  do mar  ( no sul, Bretagne)...

Exclusividade, tranquilidade, convivialidade e muitas descobertas esta é a filosofia dessas pensões à La francesa. 

Que tal ? Se animou? 

Vejam alguns endereços para vocês terem a noção de como funcionam:




Saint Malo - Bretangne

http://www.leclossainteanne.com/index.php - Chambre D'Hôte na Normandia 


Já este fica num pequeno Castelo na região do Val do Loire .



Chambre D'Hote  na Bourgogne.


Chambres d"Hôtes  na Bretagne.

Alsace



Região de Paris - Próximo da Disney




Paris  




PARIS

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...