Listas de blogs e sites que sigo

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Objetos franceses que conquistaram o mundo.

Capa do livro

Os franceses são orgulhosos de sua cultura, do seu povo, do seu país e muito mais ainda dos seus produtos; tanto que até designaram um termo para essa criação - Savoir-faire (Saber fazer).

Os verdadeiros produtos franceses sempre primam pela qualidade. E essa qualidade já é bem conhecida de todos. 

Neste mês chegou  às livrarias aqui na França, um livro que descreve os 100 produtos franceses mais conhecidos e desejados nos quatro cantos desse planeta.

Esse livro foi escrito por Christine Fleurent e Véronique Méry. Essas duas escritoras convidaram algumas personalidades para descrever esses 100 objetos franceses mais cultos ( de luxo e mesmo populares) que estão impregnados tanto na memória dos franceses quanto dos estrangeiros.

Vejamos então alguns desses  objetos que  são a  cara da  França. E para quem desejar conhecer a lista completa basta dá uma olhada no livro.


La Girafe Sophie - Esse  brinquedinho de  borracha é indispensável na casa de qualquer francês que tenha um bebê.

Foi criada pela empresa Delacoste em 25 de maio de 1961 no dia de Santa Sofia. Ela faz muito sucesso com os bebês. E confeccionada em borracha natural. Está também muito ligada a memória afetiva - todo pai francês quer que seu filho tenha o mesmo que ele teve quando bebê.



La Dentelle de Calais - A famosa renda francesa de Calais- A fabricação desta  renda começou em 1816. No seu apogeu existiam 600 produtores dessa renda fetiche, hoje são apenas 6.  Essa  renda é cobiçadíssima pelo mercado do luxo, e conhecida mundialmente.


Le Bocal Parfait - Esse  bocal feito de metal é super apreciado pelos franceses . Criado em 1930 numa fábrica em  Reims  é  considerado um excelente objeto para guardar as geleias e compotas caseiras. Podem ser encontrados facilmente no mercado.


Les Chaussons  de Danse Repetto - Sapatilhas de dança da marca Repetto - Em 1947, Rose Repetto, mãe do dançarino Roland Petit, começa  a criar  as famosas sapatilhas  em seu atelier próximo da Opera Guarnier em Paris. Célebre  dançarinos como, Maurice Bèjart e Rudolf Noureev se tornaram fiéis apreciadores desta marca, que conta  com mais de  50 lojas espalhadas pelo mundo.




Le couteau Opinel/canivete/faca Opinel -  Os  primeiros modelos deste  famoso canivete/faca foram fabricados em 1890 por Joseph Opinel na pequena fábrica familiar na região da Savoie. Hoje  é fabricado mais de 3,5 milhões de exemplares por ano em sua fábrica que fica em Chambéry.


Les bottes Aigle/Botas da marca Aigle -  Criada em 1953  por Hiram Hutchinson em Montargis. Esta marca fabrica essas famosas  botas de borrachas  e também acessórios automobilistas; e ainda algumas peças vestimentarias. Super conceituada e apreciada pelos franceses possui mais de 130 lojas espalhadas pelo mundo.





La pipe Saint Claude /O cachimbo São Claudio - Criado em um pequeno vilarejo  no coração das montanhas do Jura, este cachimbo foi lançado em 1855 de fabricação artesanal. Este é um objeto culto para as pessoas que fumam cachimbo e pode ser encontrado em mais de 58 países.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...