Listas de blogs e sites que sigo

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

CONVITE E SEUS TRAJES.

COM QUE ROUPA EU VOU?

Esporte, passeio,  passeio completo, black-tie ou  gala? 
O convite para aquela festa tão esperada finalmente chegou. Você abre o envelope e logo surge a dúvida: “Como que roupa eu vou?”. O risco de errar a roupa é grande. Afinal, nem todos os convidados sabem o que significa o traje indicado no convite.
Tantas variações podem parecer coisa de outro mundo: esporte, passeio, social, black-tie, gala... Mas a coisa não é tão complicada quanto parece. “Para vestir-se bem, de acordo com a ocasião, é preciso apenas ter bom senso.Portanto, segue abaixo um guia simples para ajudá-las a escolher a roupa certa para a ocasião certa. E você nunca mais vai se sentir um peixe fora d’água por estar formal demais numa festa que pede traje esporte ou muito despojado num evento que exige uma produção mais elaborada.
Independente da festa, é preciso saber interpretar corretamente os dizeres de um convite, para evitar constrangimentos. 
ESPORTE OU CASUAL:
  Para almoços com as amigas, shopping, lançamentos, batizados, festas de crianças, situações informais, cinema, sorvetinho, café etc. Os tecidos são mais rústicos, sapatos baixos (ou não), saia e blusa, calças compridas liberadas… Ou até mesmo um pretinho mais caprichado com uma bijuteria descolada. Use o bom senso.
Mulheres: Vestidos, saias, calças tipo alfaiataria, jeans, ternos, jaquetinhas, camisas,  t shirts , tricôs . Prefira os tecidos como algodão, linho, lã fria e malhas Os acessórios de preferência sem brilho. As bolsas podem ser grandes e os sapatos podem ser rasteirinhas, anabelas, sandálias, botas, sapatilhas  etc .... Maquiagem deve ser levíssima.

PASSEIO OU ESPORTE FINO




E o antigo tenue de ville. O traje passeio é normalmente indicado para reuniões a luz do dia, e mais informais. Traje passeio é o que no Brasil, erradamente, algumas pessoas insistem em chamar de "esporte fino". Isto não existe.

 Ocasiões em que a formalidade aumenta conforme o dia escurece: Tenue de Ville quer dizer apenas roupa para cidade são almoços mais importantes, eventos profissionais, teatro, festinhas arrumadas à noite, coquetéis, vernissages, teatro.

Mulheres: A roupa é mais caprichada: Nesse dresscode não cabem peças de dia-a-dia, aqui as escolhas são um pouco mais especiais, menos usuais.

Pantalonas, tailleurs, terninhos, para o dia e vestidos para a noite, túnicas. Tecidos como algodão linho, lã, jérseis, microfibra e seda são ótimas opções. Nada muito brilhante nos acessórios, mas elegantes, jóias ou bijuterias finas. Nos sapatos os saltos mais altos e mais refinados. As bolsas têm tamanho no máximo médio vale carteira grande. 

PASSEIO COMPLETO OU SOCIAL:



Casamentos, jantares, coquetéis, óperas, grandes comemorações formaturas, festas.
Mulheres: Pede tecidos mais nobres, como crepes, sedas, veludo e brocados mas com discrição. Brilhos, bordados e transparências devem ser usados com parcimônia e dependendo da ocasião.

 Conjuntos de crepe, tailleurs de seda, vestidos de musselines, dê atenção aos tecidos como renda, seda, aplicação leve de brilhos, pedras , decotes e fendas discretas. Os cumprimentos  podem ser curtos mas não micro , mas vale longo também .Use com casaquinhos ou cardigans  sofisticados , xales e echarpes sempre em tecidos nobres, peles.
As sandálias têm tiras finas, saltos idem, em materiais refinados como tecido ou couro metalizado ou verniz fino. As bolsinhas são delicadas e as carteiras idem.


BLACK TIE OU A RIGOR:

Festas bacanas,    onde o clima é de glamour , então é exigido o traje a rigor.
  
Mulheres: Os vestidos devem ser glamurosos, tecidos como tafetá de seda, shantung brocados, georgettes, musselines, rendas , vestidos bordados com pedrarias, canutilhos são super bem vindos, o vestido longo não é obrigatório , mas curtos ou longos que sejam sofisticados.

Sapatos ou sandálias forrados em tecido ou em couro metalizados, com pedras e brilhos, saltos altos ( altíssimos se você gosta ) As bolsinhas delicadas ou carteiras em tecido ou metal, bordadas com pedras e brilhos. Use jóias ou bijuterias sofisticadas e que tenham cara de jóia. As saídas da noite são casaquinhos com bordados , grandes echarpes em tecidos nobres e peles . Para mulheres, ao contrário do que se pensa, black tie, não as obriga a sair em busca de um vestido longo. Podem até usar, mas não é obrigatório. Aqui, os modelos são mais trabalhados, usa-se mais brilho, transparências, decotes e fendas mais pronunciados. Pantalonas largas, em tecidos mais nobres são corretíssimas nestas ocasiões.

 Homens: não tem erro: é o smoking e, como diz o nome, com gravata borboleta preta.
 Em tempo: se no convite estiver escrito "habillée", leia black tie.

GALA :


 Mulheres: vestidos longos, abaixo do tornozelo e nada de conjuntos de saia e blusa, por mais elaborado que seja o tecido.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...