Listas de blogs e sites que sigo

sábado, 22 de janeiro de 2011

O Mito do Shampoo Sem Sal.

 
De uns tempos para cá, tenho ouvido a mesma estória: Não use shampoo com sal, faz mal, resseca, reverte o alisamento feito pela progressiva.
De início devemos saber qual a finalidade do sal no shampoo:
O que é o sal ? ( cloreto de sódio – sodium chloride) 

O sal tem como função o espessamento do shampoo. Esse espessamento é feito para tornar mais fácil a aplicação do Shampoo nos cabelos, evitando que ele escorra facilmente. Além disso, um shampoo pouco viscoso gera uma sensação de “ralo”, “pouco concentrado”, assim o espessamento também tem um papel na melhora dos aspectos sensoriais.
O sal interage com as cadeias dos tensoativos (que são responsáveis pela limpeza propriamente dita dos cabelos) .

A quantidade de sal que é colocada para se obter esse resultado é geralmente inferior a 1 %. E seria possível colocar mais? NÃO!
Conforme aumenta a quantidade de sal colocada, maior é a viscosidade adquirida, entretanto, isso tem um limite, uma quantidade máxima, pois se essa for excedida O PRODUTO PERDE A VISCOSIDADE TOTALMENTE, voltando a parecer “água”. Ou seja, por mais que uma empresa queira colocar mais sal ela não poderá, pois seu produto não ficará adequadamente viscoso. Assim, qualquer shampoo que tenha sal na composição não o apresentará em quantidade muito alta (em geral abaixo de 1 %).

 Porque a recomendação de não usar shampoo com sal?
Simplesmente JOGADA DE MARKETING por parte das indústrias de cosméticos!

O sal é uma matéria-prima barata perto dos outros espessantes (inclusive por ser usado em baixa quantidade). O uso de outros espessantes mais caros, além de todo o mito criado contra o uso do sal, permite que as empresas possam vender produtos mais caros, ou seja é uma maneira criada para distinguir seus produtos e poder agregar valores.

Antes de tudo é preciso entender que a informação SEM SAL, que consta nas embalagens dos Shampoos, faz referência exclusivamente a um tipo de Sal, o Cloreto de Sódio, ou seja o sal de cozinha.

Na fabricação de Shampoos não é possível fazê-los sem acrescentar algum tipo de sal, ou seja todo Shampoo possui sal, mesmo os que dizem não conter tal ingrediente.
Pegue seu Shampoo sem sal  e leia o rótulo do mesmo, você encontrará uma palavra que poderá vir grafada de várias formas: lauril, lauryl ou laureth, eis ai o sal do Shampoo, disfarçado!
O sal no shampoo nada mais é do que o composto que permite viscosidade e espuma ao produto.
Qual o shampoo sem sal que não é viscoso nem espumante?  se existir não é shampoo, pois o sal no shampoo tem função também de limpar, imagine um produto que não é viscoso, não espuma e não  limpa, não pode ser considerado Shampoo !
POR ESSAS E OUTRAS QUE OS GRANDES LABORATÓRIOS AMERICANOS E EUROPEUS continuam usando na fórmula do shampoo o cloreto de Sódio.


Por isso que dificilmente encontraremos Shampoos sem sal aqui na França e em outros países europeus.

 Veja o texto da marca Natura sobre o assunto

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...