Listas de blogs e sites que sigo

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ALIMENTAÇÃO BIO.



Eu já comentei alguns trechos sobre essa atual predileção dos franceses por este tipo de alimentação e de produtos, mas falei mais especificamente sobre os produtos cosméticos, então vamos conhecer um pouco sobre este tipo de agricultura.

Bem segundo as pesquisas da Agência BIO realizado em 2009 pela CSA, 46% dos franceses consomem ao menos um produto Biológico uma vez por mês, e os números só aumentam (42% em 2007, 44% em 2008) os quais confirmam o interesse crescente desses consumidores por este tipo de produto.

Mas antes de descrever os benefícios para a saúde, vamos saber um pouco do que isso significa.

A Agricultura Biológica é um modo de produção que respeita o meio-ambiente que proíbe a utilização de todos os tipos de produtos químicos como (pesticidas, fertilizantes, antibióticos, etc.) e também de OGM - organismos geneticamente modificados (o nosso conhecido Transgênico).
Este tipo de agricultura privilegia os métodos suaves de plantio,os quais preservam o homem e a biodiversidade. Só a utilização de adubos naturais e a rotação de culturas já ajudam muito o meio-ambiente.

Com esse pensamento o BIO é o ideal para o meio-ambiente.

QUANTO A SAÚDE

O impacto no Meio-Ambiente como (poluição da água, do solo, do ar, etc.)., está sempre colocado em causa pelos cientistas para explicar a ocorrência de certos tipos de câncer, então a correlação entre Agricultura Biológica e saúde é evidente.

Tanto que a OMS (Organização Mundial de Saúde) aconselha a consumir 05 frutos e legumes por dia.

Cientistas como Pr Belpomme, professor à Universidade de Paris V e Presidente da l`ARTAC, demonstra as propriedades anticancerígenas neste tipo de agricultura (Bio).

Na revista da l´Artac, ele revela que os trabalhos desta Associação para a Pesquisa Terapêutica Anti-Cancerígena mostram que "são as substâncias químicas (pesticidas, nitratos, aditivos, etc.) presentes na nossa alimentação que são os verdadeiros agentes responsáveis por certos tipos de câncer.

Aqui na França os alimentos certificados com o selo AB. normalmente não contêm estes tipos de compostos químicos, o que parece evidente que comer alimentos Bio é uma vantagem para nossa saúde.

Quanto à nutrição:

Do ponto de vista nutricional as opiniões são mais divergentes.
Em 2003 um estudo da AFSSA (Agencia Francesa de Segurança Sanitária dos Alimentos) anunciou pequenos desvios de valores nutricionais entre produtos vindos da agricultura biológica e produtos da agricultura convencional. Ou seja,diferença nada significativa.

Em 2009, um artigo britânico reabriu a polêmica ao afirmar, sobre a base de estudos em revistas cientificas, que os alimentos bio não contêm valores superiores de vitaminas, minerais e outros nutrientes, mas existe outras alegações contradizendo esta teoria.

Em efeito o ECOCERT, organismo de controle e de certificação Bio, menciona que estudos quebequenses colocaram em evidência a qualidade superior dos produtos biológicos. Eles afirmam que aumenta os números de vitaminas nos alimentos, quando há redução de nitrato e pesticidas. Pesquisas afirmam que quanto aos frutos, seus nutrientes se concentram em maior quantidade nas cascas, sendo assim comer Bio é bom para a saúde, porque podemos aproveitar melhor os produtos.

Em relação a isso, mais e mais lojas, supermercados, marcas e distribuidores como Carrefour propõem diversas gamas de produtos Bio certificados com o selo AB. Todos que se dispõe a trabalhar a agricultura biológica, e quer beneficiar do logotipo Bio e do selo AB, estão sujeitos às normas e regulamentações estritas da União Européias ou nacional, a quais garantem a qualidade dos produtos propostos.

Atualmente é fácil encontrar produtos Bio, desde as mais conhecidas e grandes marcas, como as novas e pequenas.

Produtos disponíveis no meu armário
Cereais, lentilhas e açúcar.
Tenho ainda leite e ovos (preferidos dos franceses em se tratando de BIO).

Fazendo este artigo tive a curiosidade de olhar no meu armário o que tinha de alimentos biológicos, eu mesma fiquei surpresa! uma vez que constava uma quantidade interessante de produtos Bio.

Antes aqui na França as pessoas relutavam em comprar produtos Bio em razão do preço que era quase duas vezes mais caro do que o produto convencional, hoje como há concorrência, quase todas as marcas já têm seu setor de produtos biológicos, o que fez com que os preços caíssem.

Farinha de trigo excelente!
taí a razão do pão francês ser tão saboroso.

Por exemplo, no Leader price o qual é um supermercado popularmente conhecido aqui e que trabalha com preços mais acessíveis, já tem sua gama de produtos biológicos.

Essa tendência do Bio está super em alta, e todos os setores só falam em Bio, portanto, gostaria de ver os brasileiros neste mesmo patamar, pois ajudaria tanto aos pequenos produtores (agricultura sustentável) o qual já é acostumado a trabalhar este tipo de agricultura e a população em geral em relação consumir produtos mais saudáveis e também pela proteção ao meio-ambiente.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...