Listas de blogs e sites que sigo

domingo, 27 de março de 2011

Curiosidade, ousadia e criatividade.



Uma coisa que me faz admirar o povo francês é a curiosidade a ousadia e a criatividade.
Passeando em uma feira aqui na França, me deparo com um estande de doce de leite ou em francês “confiture de lait”, o qual sou apaixonada.

Até um tempo atrás era difícil encontrarmos este tipo de doce aqui, até encontrávamos, mas a maioria era importado da Argentina. Agora é fácil encontrar, só que ontem me decepcionei com que comprei no Picard, era doce de leite salgado, alguém já viu isso? Não aprovei.

Agora o que me chamou atenção foi esse doce que encontrei na feira, o qual é feito de leite de ovelha, aromatizado com diversos condimentos, raízes, frutas e flores, tais como: canela, cravo, pimenta, violeta, lavanda, gerânio, rosas, pêra, chocolate, gengibre, café...

E o mais interessante é que o sabor do doce de leite se mantém presente, bem delicado, restando apenas um leve perfume do condimento escolhido.

Eu adorei o doce de leite de ovelha natural, mas o feito com lavanda me encantou, pois o doce funde na boca de tão suave e você pode sentir bem o aroma da lavanda, incrível!

Os produtores que faz este tipo de doce fornecem a maior parte de sua produção de leite para a fabricação do queijo Roquefort e a pequena porcentagem que sobra eles usam para preparar estas maravilhas.

A fazenda fica em Lozère, na região de Languedoc- Roussillon, a qual é aberta à visitação e paga-se três euros por pessoa, ou seja, eles aqui dão valor ao trabalho que executam e ganham de várias formas; isto é ser empreendedor, isto é saber dar valor aos seus produtos. Espero um dia poder ver isso no Brasil.

Outra coisa interessante na fabricação desse doce, é que todos os ingredientes são naturais sem utilização de conservantes, os animais são criados livres e a fazenda faz tudo para respeitar o meio-ambiente.

Isto que amo neste povo, o poder de improvisar em coisas simples e criar estas maravilhas.
Este tipo de doce é vendido para toda a França através do site da fazenda http://www.fermemillepattes.com/index.html, e há pouco passou a ter pontos fixos em Paris.

Se um dia alguém for visitar esta região, aconselho a dar uma passadinha nesta fazenda para provar esses doces maravilhosos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...