Listas de blogs e sites que sigo

sexta-feira, 11 de março de 2011

Diferenças entre a pashmina e o cashmere.



Fazendo o post sobre os mais diversos modelos de cachecois eu citei a pashmina, vamos então conhecer um pouco dessa lã natural a qual é super apreciada mundo a fora por ser  quente, leve e delicada.

Ao contrário do que pensam a maioria das pessoas, a pashmina não é nem uma echarpe nem um lenço, e sim junto com o cashmere é uma fibra de lã natural.

A echarpe ficou popularmente conhecida como pashima, pois existem muitas delas que são confeccionadas com esta matéria.
Já o cashmere além de ser uma fibra natural, tem esse nome por vir da região montanhosa da cachemira.

Diferenças e semelhanças:

Origem:

É no alto das montanhas do Himalaia, no Tibet em Ladakh, 4000/4500 metros altitude, que encontramos uma pequena cabra conhecida por  Cabra hircus (ou Chang-ra). É deste animal que retiramos a preciosa lã "Cashmere" e "pashmina".

Suas fibras vêm dos sub pêlos desta pequena cabra. Elas são muito finas: de 12 a 19 microns (micrometro) de espessura (comparando um fio de cabelo faz 50 a 75 microns de espessura).

Similitude e raridade:

A pahismina e o cashmere são produzidos em pequenas quantidades, ao contrário da lã de carneiro, tendo em vista que a cabra Hircus (cabra do Himalaia) vive em condições bem particulares (clima e altitude) e são raras pelo mundo.

Diferença de pêlos:

A pashimina é a variedade nobre do cashmere, porque ela é proveniente exclusivamente dos pêlos do pescoço, e da barriga da cabra Hircus e é neste local que a fibra é mais fina e delicada. Já o cashmere é feito dos pêlos restantes de outras partes do corpo da referida cabra.

Diferença na quantidade de produção:

Tanto a pashimina quanto o cashmere são duas fibras naturais raras, mas a pashmina e produzida em menores quantidades do que o cashmere: Uma cabra Hircus na idade de 05 anos não fornece mais que 50 gramas de lã pashimina e 150/180 gramas de lã cashmere.

Diferença de textura:

Tanto o cashmere quanto a pashmina são super delicados, o cashmere tem uma textura mais áspera do que a pahsmina, mas isso não quer dizer que não seja tão bom quanto. Tanto um como outro são considerados produtos raros por isso as peças confeccionadas com os mesmos são bem mais caras.


4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Vania!
Eu ADORO o seu blog. Ja tem um tempinho que venho lendo mas e a primeira vez que publico meu comentario. Tirei uma tarde para ler todos os seus posts e pude aproveitar muita informacao! E uma pena que aqui na Dinamarca nao tenha todos os produtos/dicas que vc sugere, mas vou testando alguns aqui ate dar certo em mim hehe!
Adorei a explicacao sobre as diferencas da pashmina e cashmere.
Um beijo, Isabella.

Unknown disse...

Olá Isabella, para começar adoro este nome, tanto que minha filha chama Chlóe Isabella, e minha mãe chama Elizabeth, que vem da mesma raiz,e tem o mesmo significado.
Bem fiquei super feliz pelos elogios, que bom que você está gostando.
Se tiver alguma dica ou critica pode me enviar através do email de contato.
Conto com sua participação, bjs.

Ana Gama disse...

Olá Vânia,
Preciosa informação, como não uso couro, lã e esses materiais derivados da animais. Valeu muito a informação, cheguei a comprar um cachecol de cashmere na Itália donde cheguei domingo, não vou comprar mais e não usarei esse. Obrigada.

Unknown disse...

Olá Vânia, vc sabe como é feita a blusa de cashmere na Argentina? Qual o material? De qual animal? Não conseguí encontrar essa informação.....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...