Listas de blogs e sites que sigo

quinta-feira, 10 de março de 2011

Echarpe, foulard, étole, carré, chèche, keffié...


o

Enrolados ao pescoço os lenços e cachecóis fazem diferença na hora de compor um look e determinam o estilo pessoal de cada um.
Echarpe, Foulard, étole, chèche, carré – os franceses têm tantas denominações para um mesmo acessório que não é de surpreender que seu uso seja igualmente diversificado.

Pode vir amarrado à frente do manteau com um simples nó, ou com uma das pontas livres e a outra  sobre o ombro. Com duas voltas ao redor pescoço finalizadas por um nó central, e suas pontas escondidas dentro do pardessus. Ou então enlaçados nas alças das bolsas, nas cinturas, em torno da cabeça prendendo os cabelos, ou por cima dos casacos, originando um xale.















Eu como vocês  bem sabem adoro tudo que é de tecido  e que se enrola no pescoço . E tinha um conceito formado onde tudo que era quadrado, fosse um foulard e tudo cumprido echarpe. 
 É quase isso! se não fosse a Balenciaga lançar o tal chèche!
Ontem ao passar por uma de minhas lojas preferidas aqui na França me deparei com um foulard  lindo! e minha reação foi entrar e perguntar o preço.

_ Bom dia, qual é o preço deste foulard?
Vendedora: Bom dia madame, este chèche custa 26 Euros.

Mas o que significa  chèche?

 Foulard, echarpes, chéché, carré, todos esses nomes para designar uma peça muito usada e apreciada pelos franceses de todas as idades. 

Vocês sabem o significado de todas essas peças?

 Pois bem então vamos conhecê-las, pois eu não sou francesa, mas amo de paixão esse acessório, tanto para ser usado no inverno como verão. Tenho até uma pequena coleção e cada vez que vejo uma peças dessas quero logo possuí-la.


Foulard é uma tira larga e grande de tecido que é muito usada pelas árabes para cobrir os cabelos. Para as francesas até pouco tempo era um lenço quadrado ou uma echarpe leve de verão. Existe também o famoso foulard carré em seda, que nada mais é do que  uma espécie de lenço grande confeccionado em seda. A grife de luxo Hermes popularizou este tipo de acessório, e seus foulards são super desejados mundo a fora. Este tipo de foulard deixa uma roupa básica super elegante e atual.
Eu costumo ligar o foulard ao verão e a echarpe ao inverno.
A função do foulard é enfeitar, seja na cabeça, cintura ou pescoço

A étole - Para nós estola. É uma espécie de echarpe usada sobre os ombros. Existe dois tipos: As finas confeccionadas em tecidos e muito usada no verão principalmente nos casamentos. E a de pele de animais usada no inverno, conhecida pelo nome de etole ou fourrure, sendo a mais conhecida a de pele de raposa.


A echarpe, para nós cachecol e muitas das vezes confundida com o foulard. E uma peça mais quente e na maioria das vezes confeccionada em lã ou pashmina. Ela pode ser bem grande, o que permite dar várias voltas em torno do pescoço.




Echarpes em Pashmina - Amo!

O chèche ou keffieh em àrabe, afrancesado ficou keffié.

Originalmente usado pelos povos árabes para se proteger do sol e das tempestades de areia, mais tarde usado pelos camponeses árabes. Hoje é símbolo da resistência do povo palestino.
Atualmente este lenço foi aproveitado pela indústria da moda como o lenço do verão.
 A Balenciaga ao lançar o lenço quadrado e com franjas, criou mais um novo conceito na moda, o qual é conhecido por Chèche ou Keffié.



Seu formato é quadrado e com franjas, confeccionado em diversos tecidos e estampas e pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres. 
Os homens gostam muito das estampas em xadrez o que dá um ar rústico e sexy.


Carré - É um pequeno lenço quadrado, o qual usa-se no pescoço apenas com um nó, com função de enfeitar o  look.







3 comentários:

Barbara Isi disse...

Eu amo estes acessórios. Mas ainda me confundo. rs Outro dia comprei um comprido e de algodão. Mas no fim não sei se é uma echarpe ou um foulard. Eu estava chamando de foulard. hehehe

Descobri seu blog e gostei! :)

bjooooo

Unknown disse...

Olá Barbara seja bem-vinda!
Com tantos nomes agente realmente fica perdida!
Se você for buscar uma tradução para foulard e echarpe, vai dá na mesma coisa.
A única diferença é que a echarpe é maior e sua função é aquecer.
Já o foulard é mais para enfeitar e é bem menor do que a encharpe.

Luah disse...

Bem legal o texto.
Comprei um carré vermelho de bolinhas, fofo! :)
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...