Listas de blogs e sites que sigo

segunda-feira, 21 de março de 2011

O sucesso de um perfume!



Sábado passado sai para ver os preços dos perfumes, pois os meus já estão quase no fim!
Entrando na perfumaria, me deparo com um senhor francês, que escolhia um perfume, o que logo depois fiquei sabendo que era para o aniversário de sua esposa.

Quando eu comecei a sentir os perfumes, ele me perguntou se eu usava aquele perfume (Chanel nº5), pois ele adora sua fragrância e sente muito por sua esposa achá-lo um pouco forte.

De pronto eu respondi que sim, então ele me retrucou com outra questão: 

_A senhora sabia que este perfume é um dos mais vendidos no mundo? E que as mulheres que usam costumam ter um caráter forte e são extremamente inteligentes?

Eu até pensei que se tratava de uma paquera, mas ele falou tão sério e logo mudou de assunto que descartei esta hipótese e também porque os homens franceses podem ser mal humorados, reclamões... Mas são sempre galanteadores e gentis para com as mulheres, sem segundas intenções!

Eu sei que o Chanel nº 5 é o perfume mais vendido no mundo, agora quanto "às mulheres de caráter e extremamente inteligentes", isso talvez tenha sido criação deste Sr.  para tentar me impressionar, ou não?  Sei lá!
Só sei que eu amo Chanel nº 5, mas só uso quando a situação exige, pois é um perfume marcante! E não é sempre que queremos deixar nossa marca.

Bem depois dessa pequena estória, vamos então conhecer um pouquinho deste perfume que como muito bem expressou  o senhor, é para mulheres de caráter e inteligentes:

Criado em maio de 1921, Chanel nº5 é hoje um dos perfumes mais vendidos no mundo. Coco Chanel encomendou ao perfumista Ernest Beaux que criasse um perfume que tivesse o odor das mulheres.


Ernest então misturou algumas gotas de jasmim, de rosa, de lilás e de Iris, mas madame COCO, não queria sentir apenas o cheiro distintos de ambos e sim desejava uma composição mais marcante entre o jasmim e a rosa. 
Foi então  que o perfumista Ernest criou as notes de coeur (notas do coração), as quais  são chamadas assim por representarem literalmente o coração da fragrância, criando o tema dominante na composição de um perfume. E neste caso o coração deste  perfume  foi então composto a base de Jasmim e rosas, assim nasceu o Chanel nº 5.



Coco Chanel então fez uma classificação preliminar das amostras que Ernest Beaux havia lhe apresentado, as quais estavam etiquetadas com números de 1 a 24, uma depois da outra, e por fim ela escolheu a amostra de nº5. Tal escolha não foi por ser a mais interessante, mas sim  porque o número 5 era seu número de sorte.


Em 1954 Marilyn Monroe declarou que algumas gotas deste perfume era a única coisa que ela colocava antes de dormir. O perfume que já era sucesso, depois desta frase, tornou-se um fenômeno. 

Como sua arquiteta COCO Chanel, este perfume celebra as mulheres independentes, clássicas, elegantes, fortes e sensuais (e não é que o Senhor Tinha razão!).


Em conseqüência, quase 90 anos após sua comercialização no mercado, Chanel nº5 continua a seduzir as mulheres, tanto que é o perfume mais vendido ao redor do mundo.

2 comentários:

Florbela disse...

Eu coleciono perfumes e teria o Chanel no. 5 se tivesse dinheiro sobrando. Ele teve sua época e é bom. Creio que hoje hajam muitos outros perfumes que me agradam muito mais e estão no perfil de perfumes para "mulheres de personalidade forte e muito inteligentes". Le Baiser du Dragon, Trouble, entre tantos outros... fiquei muito curiosa para conhecer o Baiser Volé, que é da série 'Baiser' da Cartier. Parabéns pelo Blog!

Um abraço.

Florbela disse...

Eu coleciono perfumes e teria o Chanel no. 5 se tivesse dinheiro sobrando. Ele teve sua época e é bom. Creio que hoje hajam muitos outros perfumes que me agradam muito mais e estão no perfil de perfumes para "mulheres de personalidade forte e muito inteligentes". Le Baiser du Dragon, Trouble, entre tantos outros... fiquei muito curiosa para conhecer o Baiser Volé, que é da série 'Baiser' da Cartier. Parabéns pelo Blog!

Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...