Listas de blogs e sites que sigo

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ervas Aromáticas.


As ervas e as especiarias realçam o sabor dos alimentos, com isso reduz-se a necessidade de utilizar muito  sal o qual retém líquidos no organismo e eleva a pressão arterial. Sendo assim, elas são uma excelente alternativa natural para dar um toque especial aos alimentos além de trazer benefícios à saúde já que são ricas em antioxidantes.

É importante lembrar que se utilizadas em excesso irão mascarar o sabor dos outros alimentos. Por isso, utilize-as com moderação!

Vocês podem prestar atenção que a maioria das ervas são muito utilizadas na culinária francesa, principalmente na região do mediterrâneo, existe ervas como a sarriette, Oseille e Cerfeuil, em português, saboroso, azedinha e cerefólio, as quais eu nunca tinha ouvido falar.

 Eu preparei este post tendo em vista que em breve quero postar receitas para a Páscoa, e geralmente na Páscoa se consome muito ovelha ou carneiro, e esta carne fica mais saborosa com a presença de várias dessas ervas que descreverei abaixo.

Então vamos conhecer essas ervas, assim ficará mais fácil preparar o nosso prato de páscoa.

O primeiro nome das ervas estão em português já o segundo em francês.

 Endro ou Aneth - É uma erva aromática. Também conhecido por aneto ou dill, é muito usado na cozinha suecafinlandesa,para aromatizar salmão e batatas novas.

Dá aos pratos um sabor fino e perfume delicado, não é aconselhável cozinhá-lo.
Esta erva é excelente para perfumar e dá sabor aos peixes e marinadas, e para realçar o sabor da carne de porco e de bezerro.
 

Manjericão de folha-larga  ou Basilic à Feuilles large - também conhecido apenas por manjericão, basílico ou, no Brasil, alfavaca, é uma planta cujas folhas são muito utilizadas como temperos. Na culinária, as suas folhas são utilizadas como um  tempero aromático.
O manjericão não combina com outras ervas.

Ele pode ser consumido cru em saladas, ou em molhos no fim do preparo, pois se colocar para ferver ele perde todo seu perfume.

Manjericão de folhas finas ou Basilic à feuilles fines _ Muito parecido com o de folhas largas, porém seu perfume e sabor é mais intenso. Na Índia, o Manjericão é planta sagrada e sua cultura favorece a felicidade doméstica. Na Itália, um ramalhete dessa erva, quando oferecido a alguém simboliza bem-querença( amizade).


As folhas do Manjericão são muito usadas na culinária mediterrânea e são excelentes para o preparo de tomates e pestos (molho verde para macarrão faz-se com folhas secas e moídas de manjericão, alho, azeite de oliva, nozes e parmesão).Este manjericão de folhas finas é o principal ingrediente do pistou ou pesto.

Manjericão roxo ou Basilic Rouge - folhas roxas e muito perfumadas, sabor mais delicado do que o manjericão verde.
Consome-se em saladas, antepastos e massas.

Cerefólio ou Cerfeuil – Erva aromática muito conhecida e utilizada na culinária francesa, onde é tão comum quanto a nossa salsa, o cerefólio, entretanto não é muito difundido no Brasil.

Para os franceses ele é considerado indispensável na culinária do dia-a-dia. 
O cerefólio possui um sabor fresco, lembrando um pouco o anis. Pode ser usado no frango, peixe, em vegetais refogados, incorporado na manteiga, saladas e ovos mexidos. 

No entanto, deve-se ter o cuidado de juntar as folhas nos últimos momentos do cozimento para não perderem rapidamente o seu sabor e aroma. Prefira sempre as folhas frescas às secas que são menos aromáticas. Pode-se usar o cerefólio onde normalmente se usa a salsa, ou seja, praticamente em todos os pratos.

Pode-se, também, preparar um delicioso vinagre aromatizado deixando alguns ramos de cerefólio fresco macerando em  vinagre de vinho branco. A erva irá adicionar um sabor agradável e suave ao seu prato.Podem ser usados em sopas, molhos, vinagretes e saladas.

Cebolinha ou ciboulette – Sabor doce e próximo do alho é excelente para dar sabor aos peixes, aves e também para saladas e omeletes.

Coentro ou coriandre – E uma erva super aromática com um perfume intenso.
O coentro é muito utilizado na culinária brasileira nordestina e também na região norte. Em Portugal é muito utilizado, por exemplo, na cozinha alentejana e noutras regiões do sul do País.
Originário do sul da Europa e do Oriente Médio, o coentro já era conhecido e utilizado na preparação de peixes, molhos e pratos orientais.

Estragão ou Estragon - É um tempero típico da culinária francesa e é utilizado para realçar o sabor de certos ingrediente e alimentos. O sabor da folha de estragão é adocicado e ao mesmo tempo levemente picante. As folhas do estragão assim como as de outras ervas utilizadas na culinária podem ser usadas tanto verdes e frescas quanto secas, dependendo sobretudo do que exigem as específicas receitas.

A folha do estragão é utilizada na preparação de pickles, como pepinos em conserva à base de vinagre; em cozidos de panela, em saladas verdes, etc; mas ela também dá o sabor distinto do molho béarnaise. Existem muitas receitas para o uso caseiro do estragão na preparação de vinagres, vinagretes e outras infusões gastronômicas.
 Utilizado em molhos, sopa de peixe e também em carnes, aves e peixes em geral.

Louro ou Laurier Sauce – Pode ser vendido fresco ou seco. Suas folhas são vistosas, coriáceas e com odor muito característico, por isso são muito usadas na culinária. Ele é menos forte seco.
E utilizado para aromatizar cozidos em geral e marinadas.

Hortelã ou Menthe – Tem um sabor bem forte e característico. Ele sozinho dá conta do recado, não aceita combinações com outras ervas. Em contrapartida ele é utilizado de muitas maneiras. Excelente para aromatizar todos os pratos, tanto doces como salgados.
Utilizado em comidas árabes, em tabules, geléias, tortas, ainda podemos utilizá-lo em chás, sorvetes etc.,

Orégano ou Origan – Muito utilizado em pratos mediterrâneos, também para aromatizar aves, massas e também queijos.

 
Salsa frisada ou Persil frisé – Dá um sabor discreto aos pratos. Deve ser colocada no final do prato, para que o sabor e o perfume possam aparecer.
Utilizado nos mais diversos pratos, nas saladas, omeletes, frutos do mar, como moule mariniere, como persillades (mistura de várias ervas aromáticas).

Salsa lisa ou Persil lisse – Tem um sabor mais marcante do que o persil frise. Ela é mais usada em cozidos.
Pode ser utilizados em frutos do mar, peixes e nos mais  diversos pratos, a fim de aromatizá-los e realçar o sabor dos mesmos.

Alecrim ou Romarin- Tem um gosto picante com uma pontinha de amargo. Ele tem um perfume forte, por isso quando formos utilizar, devemos ter cautela.
Utilizado em carnes de carneiro, peixes, sopas, molhos, e todos os pratos mediterrâneos.

Saboroso ou Sarriette - Pouco conhecido no Brasil, e muito utilizado no mediterrâneo.
Utilizado em grelhados, molhos e para temperar saladas de legumes.

Sálvia ou Sauge - Originária do Mediterrâneo. Ela é utilizada em molhos à base de tomate, sopas e caldos. Procure não misturá-la com outras ervas, pois poderá perder o seu aroma. Muito utilizada para temperar lingüiças.

Tomilho ou Thym - Seu nome Thymos, significa, virilidade.
Também muito utilizado na preparação de pratos mediterrâneos, e no geral em carnes, aves e peixes.

Tomilho ou Thym limão: Possui um sabor picante e um perfume delicado de citronela.
Ideal para perfumar e realçar os sabores de peixes, frutos do mar e carnes em geral.

Manjerona: Semelhante ao orégano é utilizado em carnes, aves, peixes, molhos à base de tomate e sopas.


 Verbena ou Verveine - Esta erva, parece com o limão, ela serve para aromatizar pratos elaborados com  crustáceos  e molhos que acompanham aves e peixes.
Podemos ainda utilizá-la em sorvetes, chá e para perfumar o creme brûllée.

Azedinha ou Oseille- Tem um gosto levemente  ácido. É muito usada em molhos, omeletes, saladas, tortas, cakes (bolo salgado)  e sopas.
As misturas de ervas como persillades, bouquet guarni e Ervas de provença, fica para outro post de amanhã.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...