Listas de blogs e sites que sigo

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pimenta de Espelette a Pimenta francesa.


Realmente não tenho como esconder que tenho sangue baiano...amo uma pimenta!!

A pimenta de Espelette é uma pimenta cultivada no pays basque no departamento do Pyrénée-Atlantiques, a qual leva esse nome em homenagem a comunidade de Espelette na qual ela é cultivada.

Originária da America do Sul, essa pimenta foi introduzida no Pays basque nos séculos XVI, XVII. Esta planta no inicio era utilizada na medicina em seguida aproveitaram-na como condimento e conservador de carnes e presuntos.


Data de 1650, o inicio do plantio dessa pimenta na região. As sementes foram selecionadas dando nascimento a variedade Gorria, conhecida hoje no mundo todo com a apelação de Pimenta de Espelette.
A festa em torno desta pimenta acontece na vila de Espelette a cada ano na última semana de outubro, e cerca de 20 mil pessoas comparecem.
Para ser considerada pimenta de Espelette a mesma deve ter o selo A.O.C, o qual significa Apelação de origem controlada, ou seja, tem que seguir todos os trâmites exigidos para o cultivo, colheita e armazenamento.
Este ano essa pimenta comemora 10 anos que ganhou o selo AOC.

É uma pimenta condimento e não uma pimenta legume, totalmente adaptada ao paladar dos ocidentais, ou seja, não é tão picante.

Para vocês terem uma idéia essa pimenta movimenta uma boa parte da economia dessa região francesa, 68 toneladas de pó de pimenta de espelette foram produzidos em 2009, num total de 98 toneladas e 129 toneladas em 2010.

Mas de onde vem essa pimenta tão famosa?

Vem do terroir AOC - o qual compreende 10 comunidades (Ustaritz, Jatxou, Halsou, Larressore, Saint Pée sur Nivelle, Souraïde, Cambo les Bains, Aïnhoa, Itxassou, e Espelette).
Sua cultura:

Existe só uma variedade local e muito antiga e sua cultura é feita no campo, os tratamentos phytosanitarios sistemáticos são interditados e a irrigação é estritamente regulamentada.

 Tudo é feito manualmente, desde o plantio, colheita e armazenação. As sementes desta pimenta são semeadas em março, depois as mudinhas são retiradas a fim de serem replantadas nos campos nos meses de maio e junho. Sua colheita começa em agosto e pode ir até setembro.
Maturação:
Uma vez que as pimentas são colhidas, elas são limpas manualmente, depois são estocadas em bancas ou sobre as fachadas das casas, isto é para terminar o processo de maturação e também para dar mais gosto e perfume. Este processo dura entre 15 dias a um mês, tudo dependerá dos produtores ou da meteorologia.

Para poder secar de maneira tradicional sobre as fachadas das casas é preciso antes de tudo fazer um trançado de pimenta com cordas, o que vendo de longe parece mais uma fabricação de adornos. Cada corda normalmente comporta 20 pimentas, mas por precaução os produtores colocam 21, em caso de perder ou estragar alguma.

As pimentas menores e de formas irregulares são destinadas a fabricação do pó, então eles tiram os penducolos e colocam as mesmas para secarem em um forno aquecido a 40/45ºc durante um ou dois dias. Ao retirá-las do forno elas serão esmagadas a fim de se obter um pó bem fino e colorido os quais os franceses apreciam muito na preparação dos mais diversos pratos, desde  salgados, doces até bebidas.
Parabéns a esta estrangeira que teve que mudar de continente para ter seu devido reconhecimento.
Vejam alguns dos mais diversos pratos elaborados com esta pimenta.

Chocolate com pimenta de Espelette.

Bolo de Pimenta de Espeletto
Torta salgada de peixe com pimenta de Espelette.

Gaspacho com pimenta de Espelette - Sopa fria de tomate com pepino muito consumida no verão.


Todos  os anos existe um concurso que escolhe a melhor receita elaboradas a partir da pimenta de Espelette, este ano as inscrições já se encontram abertas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...