Listas de blogs e sites que sigo

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Receitas para a Páscoa.


Aqui na França a população consome muita carne de carneiro e talvez por essa razão a carne seja tão saborosa e diferente da carne de carneiro que EU provei no Brasil!

Como a procura é grande, eles abatem o animal no período certo, ou seja muito jovem, isso faz com que a carne não tenha nem gosto e nem cheiro forte.

Existe também carne de carneiro com apelação, a qual nada mais é do que a carne de carneiro do Monte Saint Michel; esta raça de carneiro come um tipo de erva que cresce à beira mar e por essa razão eles falam que a carne é mais macia e consequentemente mais saborosa.

Assim que cheguei na França eu tinha muito preconceito com este tipo de carne.
Tendo em vista que todas as minhas tentativas de experimentá-la antes não teve muito êxito, pois o gosto era muito estranho, mesmo quando os amigos afirmavam se tratar de um carneiro especial!

Talvez seja a mistura de muitos fatores, a pessoa que não soube preparar, o criador que não abateu o animal na época certa... enfim!  E comentando isso aqui na França com um fazendeiro brasileiro, ele me disse que na região dele (sul do Brasil) eles preparam um delicioso carneiro, e que  no Sul se consome muito este tipo de carne.

Só sei dizer que pelo menos na minha região não temos muito costume em comer carne de carneiro, muito menos na Páscoa, como aqui na França. 

Mas fica a dica para todos que gostam e para os que vão provar pela primeira vez. Aqui em casa agora todos somos adeptos de um bom carneiro, mesmo minha filha de 05 anos.



Costeletas ao vinagre balsâmico.

Ingredientes:

12 -  costeletas de carneiro.
02 - cebolas pequenas
02 - ramos de alecrim
02 - colheres de manteiga
05 ml - de vinagre balsâmico
02 - colheres de sopa de manteiga
5 ml - de caldo de carneiro (caso ao encontre pode ser substituído por caldo de carne).
01 - colher de açúcar mascavo.
01 - colher de sopa de maisena

Preparação:

Coloque em uma frigideira uma colher de manteiga, e doure as costelinhas, ao mesmo tempo tempere-as com sal e pimenta do reino.

Em uma  panela à parte, frite as cebolas com uma colher de manteiga e acrescente o alecrim picado. Misture  5 ml de vinagre balsâmico  e o caldo de carne. Deixe esse molho cozinhar de 05 a  10 minutos, a fim de que o mesmo reduza. Misture uma colher de chá de açúcar mascavo e a maisena.

Obs: Deixe para dourar  as costelinhas quando este molho já estiver pronto assim elas não ficarão ressecadas.  Depois  é só regar com  esse molho e servir com legumes de sua preferência.



Ponta do Pernil ao açafrão.
Ingredientes:
04  souris d´agneau ( só a pontinha do pernil)

01 colher sopa  de açafrão

01  - Cebola

02 - ramos de Alecrim

04 -  folhas de louro

20 ml de óleo de oliva

1 litro de vinho branco seco.

Sal e pimenta do reino em grãos.



Preparação:

Limpe os pedaços da ponta do pernil de carneiro, coloque sal e doure-o um por um  de todos os lados, a fim de selar bem  a carne. Acrescente os temperos, ervas aromáticas e óleo de oliva.

Obs: Aguá com açafrão – Misture o açafrão em 120 ml de água .

Em seguida  coloque-os numa forma e regue-os com vinho branco e com um pouquinho da  água com açafrão.Cubra os com papel alumínio  e leve ao forno por uma hora na temperatura 180°C, de vez em quando regando com vinho branco  e com  o restante da água com açafrão, até o cozimento final.

MOLHO:

Tipicamente  francês:

Eles fazem isso com  todos os assados.

Retira-se a carne da forma e reserve-a, em seguida coloque um pouco de água a fim de que se obteha um caldo. Esse caldo  é coado e deve ser acrescentado  mais um pouco da água com açafrão. Deixe-o ferver até reduzir a quantidade, isso faz com o mesmo fique  concentrado e mais espesso.

Apresentação:

Coloque um pedaço em cada prato, e jogue este molho por cima, sirva com legumes de sua preferência.


Costeletas empanadas com ervas e mostarda.

Ingredientes:

08 costeletas de carneiro
Rabanetes.
01 colher de sopa de açúcar mascavo.
01 ramo de estragão
Um punhado de ervas de Provença
02  ovos
02 colheres de sopa de mostarda
5 ml de óleo
30 g de manteiga
Sal e pimenta a gosto.

Misture os ovos, as ervas e a mostarda, em seguida passe essa mistura nas costelas,depois é só cobri-las com farinha de rosca. Tanto pode ser feito na frigideira como no forno.
Na receita francesa recomenda-se  colocar  05 ml de óleo numa frigideira e passar as costeletas.

Eu prefiro colocá-las no papel alumínio e levá-las ao forno e quando  vejo que elas estão bem macias, eu retiro o papel e deixo-as pegar uma corzinha. Ficam crocantes da mesma maneira.
Quanto aos rabanetes, coloque 30 gramas de manteiga numa frigideira, acrescente  uma colher de chá de açúcar e doure-os bem, em seguida cubra-os com papel alumínio e leve-os ao forno, quando estiverem bem macios, retire-os e sirva  como acompanhamento  das costeletas.



Pernil de Carneiro.

De um dia para o outro tempere o pernil  com uma marinada, feita de ervas de provence, alho, cebola, cenoura, louro, alho poró,  pimenta do reino (eu gosto de colocar pimenta de espelette, fica a gosto) e vinho branco. 

No dia seguinte,  retire o pernil dessa mistura, cubra-o  com papel alumínio e deixe-o assando, quando vocês perceberem que a carne está macia, retire do forno passe mostarda em toda a extensão do pernil, e salpique  farinha de rosca, depois é só levar ao  forno na parte do gril para dourar  bem.Pode cortar uma cabeça de alho ao meio com casca e tudo e colocar para assar junto.

Pode ser servido com pequenas  batatas assadas e temperadas com ervas e sal grosso.

Eu faço meio que pelo rumo, por isso não sei precisar o tempo exato de cozedura, mas que fica delicioso isso não tenho dúvidas.


Quem disse que não conseguimos fazer as receitas dos grandes chefes?


TODAS RECEITAS TESTADAS E APROVADAS.

3 comentários:

Janaina Pottier disse...

oi Vania adorei!! Vc sabe qual a idade que eles abatem o carneiro aqui?? Obrigada boa pascoa Janaina Pottier

Unknown disse...

Olá Janaína como vai?
Que bom, ver sua participação por aqui, obrigada.
Quanto ao período para abate do carneiro, aqui na França, é de 03 a 05 meses, após isso ele já começa a adquirir um gosto e cheiro forte.

Janaina Pottier disse...

Ok Vania obrigada!!Vou falar com meu pai, ele as vezes compra p fazer p familia. Vou falar p fazer o teste. Qto a participacao entro todo dia mas nem sempre daa p escrever. Boa pascoa p vc e familia. Janaina Pottier

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...