Listas de blogs e sites que sigo

domingo, 29 de maio de 2011

Hiperidrose- Hiperhidrose.

Vocês já ouviram falar neste termo? Eu já, pois sofro deste mal.

Hiperidrose significa suor em excesso, no meu caso nos pés e nas mãos.






Vamos então conhecer um pouco sobre a mesma.



O suor é fundamental para o controle da temperatura interna do organismo. Quando ela sobe, os centros cerebrais responsáveis pelo equilíbrio térmico detectam esse aumento, fazem a pessoa suar e a evaporação da água que se formou na pele alivia a sensação de calor.

O controle da sudorese é involuntário e determinado pelo sistema nervoso autônomo, aquele responsável pelas batidas do coração, pelo ritmo respiratório e por outras funções que exercemos sem nos dar conta de que estão sendo realizadas.



Algumas pessoas, no entanto, manifestam uma sudorese excessiva (ou hiperidrose) que interfere em seu convívio social. Por causa das mãos sempre molhadas, cumprimentar alguém ou fazer um carinho pode provocar sensação desagradável tanto em quem faz quanto em quem recebe o gesto de afeto ou cordialidade. 

Outras vezes, o problema se manifesta nas axilas e não há elegância que resista à roupa com marcas de suor debaixo dos braços. A hiperidrose pode ocorrer também com freqüência nos pés e no rosto. Neste último caso, diante de mínimo estresse social, a pessoa fica ruborizada e sua muito, o que pode ser fonte de inúmeros constrangimentos.

Eu desde pequena tenho esse problema, e minha filha herdou isso também, pois ela tem apenas 05 anos e as mãozinhas já suammuito.

Fui a vários médicos e sempre o mesmo diagnóstico, mas nada funcionava.
Quando estava no Brasil fui alertada para o tratamento a base de botox, ocorre que o preço era muito elevado, portanto fora de cogitação.

A outra opção proposta pelo meu médico foi à cirurgia, conhecida como Simpatectomia Torácica Videotoracoscópica, que de simpática não tem nada!

No inicio de 2010, resolvi que faria esta cirurgia, uma vez que meu plano de saúde (Unimed) cobria todos os gastos.
Conversei muito com meu médico, tirei todas minhas dúvidas  e  então ele me propôs dois tipos de cirurgia: Uma cortaria o nervo simpático, e a outra apenas grampearia o mesmo.

Nesta que corta, o procedimento seria irreversível,  já a  outra, falam que se retirar o grampo desfaz o procedimento, o que alguns médicos discordam.
Há um grupo de médicos que afirmam que tanto uma quanto a outra pode causar danos irreversíveis ao nervo.

Optei por grampear o nervo, uma cirurgia rápida, porém o pós-operatório foi horrível! Tive a sensação de que um trator havia me atropelado, sem falar na falta de ar, mas depois de uma semana tudo  estava normal.

Aliás, não tão normal, pois minhas mãos ficaram mais secas, isso não quer dizer que estão totalmente secas, sinto as formigações, sinto ficar gelada, no entanto  não escorre como antes.

Mas fui premiada com o famoso efeito colateral, conhecido como compensatória, essa eu tive depois de 15 dias, e o local escolhido foi as costas. Se eu fizer alguma atividade física por mais simples que seja as minhas costas com certeza suará! Mas ainda prefiro assim, melhor nas costas do que nas mãos.

Menos mal, pois em determinadas pessoas  a compensatória resolveu se fixar  no rosto, na cabeça, e até mesmo na bunda! Imagine operar para parar de suar as mãos e começar a suar em bicas nesta região? Não, não, não.... Deus foi bom para comigo,  só tenho que agradecer por ela ter se instalado nas minhas costas!

Bem, está semana fui ao médico aqui na França e comentei sobre este problema com ele, o qual me disse ser totalmente contra este tipo de intervenção cirurgia, pois de acordo com ele, o corpo sente e tem que descarregar em outra parte, que sendo assim ele não vê nenhum sentido/benefício.


Para axilas.
Ele me aconselhou a procurar um dermatologista aqui na França, pois tomou conhecimento que existe um tratamento  feito com corrente elétrica que tem resolvido este problema.


O meu maior problema agora são os pés, pois suo muito, às vezes fico preste a cair do sapato! 


Esse médico me indicou dois produtos, a base de alumínio, disse que não deverá resolver o problema, mas que com certeza amenizará.

Estou usando o Etiaxil  traitemenent Dètranspirant  Sudo -Regulateur - Peles Sensíveis, para os pés, o qual quero compartilhar,  pois sei que muitas pessoas sofrem com este mal.

Pode ser encontrado como desodorantes, creme para mãos e loção para os pés.
Paguei 13 euros.

http://www.etiaxil.fr/
Estou usando há uma semana  e posso garantir que meus pés estão bem mais secos.
No Brasil as pessoas usam muito o Diclor, o qual é importando, não conheço nenhum produto brasileiro  que tenha essa função de auxiliar no tratamento da hiperidrose.


Já aqui na França  temos uma quantidade até boa de produtos, temos os anti-transpirant (nosso desodorante anti-transpirante) o qual atua mais no combate ao odor, e temos o détranspirant (o qual é especifico para tratamento da hiperidrose).


Esclarecendo que o détranspirant, é um tratamento, ou seja, deve ser usado por um período específico, já o anti-transpirante é para uso diário.

8 comentários:

Dandan3010 disse...

Vânia, vc é minha "mãe Dinah da net" pois discuti por antecipação do que venho sofrendo (rsrs). Sempre sofri deste mal nas situações de stress (nas apresentações orais na universidade então nem se fala...) suor abondante no rosto, axilas e nas costas, ao ponto de parecer que acabei de sair da ducha!!! De uns tempos para ca, tem sido uma constante, o que me fez pensar se não seria uma disfunção... valeu o lembrete, acho que chegou a hora de fazer um bilan de santé!! Bisous

Unknown disse...

Olá Dani, que bom vè-la participando aqui, seja bem-vinda.
Olha em sempre sofri com essa hiperidrose, minhas provas, meus trabalhos eram todos molhados, estragados, as vezes tinha vergonha até de apertar as mãos das pessoas, pois era muito molhadas, só quem sofre com este problema é quem sabe! E aumenta mais com o calor, com ansiedade, com sustos, nervoso etc., Portanto aconselho-a a visitar um dermato... aqui e explicar todo seu problema. Fale que vc tomou conhecimento desse tratamento com a corrente elétrica e do botox e pergunto-o qual ele te aconselharia? Essa cirurgia no meu caso, foi razoável. E cada parte do corpo é um nervo diferente, e ninguém é louco de sair cortando todos os nervos!! por isso quero agora buscar um tratamento para os pés.

Elisângela disse...

Oi Vânia, legal o teu blog, pena que tô sem tempo, caso contrario eu daria uma lida nos posts antigos. Eu sofro do mesmo mal, nem uso sandalia alta no verao para nao escorregar de tanto que os meus pés transpiram. Eu queria saber se estes desodorantes contém aluminium, pois parei de usar produtos assim desde que li um artigo na revista Que choisir, que falava do risco de cancer de mama.

Unknown disse...

Oi Elis, como vai? Agora mamãe! Parabéns pelo baby.
Elis, olha tem uma controversa grande quanto a este problema. Os fabricantes garantem que não faz mal a saúde, mas tem muitas pessoas que preferem não usar, por conter alumínio em sua fórmula. Meu médico generalista aqui na França, me disse que, por enquanto só o alumínio ajuda a combater este problema.Eu estou usando e já percebi melhoras.

Yasmin disse...

Olã,
Vania gostaria muito de saber quais os melhores desodorantes para combater odor (no caso nao necessariamente antitranspirante)dai sei que tem uns muito bons. Pois nao tenho dado muita sorte com os que vende aqui...
meu email(yasmins_s@hotmail.com)
muito obrigada beijos

Unknown disse...

Olá Yasmin como vai? seja bem vinda.
Olha, para combater o forte odor e o excesso de transpiração é recomendável você usar um tratamento primeiro, chamado de Detranspirant, você pode intercalar esse tratamento com um desodorante anti-transpirante.
Aqui temos uma quantidade até grande desses produtos, temos esse que citei no artigo que gostei muito, temos tambem da Vicchy, Roc e outros. Se você quiser eu posso ver os valores,depois lhe passo os dados por Email. E se você se interessar pode me enviar a quantia através da Western Union que eu lhe mandarei os produtos. Aliás todos que quiserem eu posso fazer o mesmo com qualquer produto. Só enviar um email tesreves@gmail.com . bjs

SuperMicros disse...

O Driclor é um produto excelente. Já na primeira vez que usar, irá sentir a diferença. Único incomodo é que nas primeiras vezes ele dá uma irritada na pele. Pelo menos comigo foi assim. Mas vale muito apena. Você conseguirá ficar seco durante até semanas. No site http://www.ligimports.com.br você encontra o Driclor a um preço muito bom. Loja confiável e entrega é muito rápida. Aceitam MercadoPago e PagSeguro (Se o produto não chegar a sua casa, você pode pegar o dinheiro de volta). Trabalham com outros produtos que também funcionam, pois tem os mesmos ingrediets que o Driclor, é o caso do Odaban e o Anhydrol Forte. segue o link da página do Driclor: http://www.ligimports.com.br/driclor.

SuperMicros disse...

O Driclor é um produto excelente. Já na primeira vez que usar, irá sentir a diferença. Único incomodo é que nas primeiras vezes ele dá uma irritada na pele. Pelo menos comigo foi assim. Mas vale muito apena. Você conseguirá ficar seco durante até semanas. No site http://www.ligimports.com.br você encontra o Driclor a um preço muito bom. Loja confiável e entrega é muito rápida. Aceitam MercadoPago e PagSeguro (Se o produto não chegar a sua casa, você pode pegar o dinheiro de volta). Trabalham com outros produtos que também funcionam, pois tem os mesmos ingrediets que o Driclor, é o caso do Odaban e o Anhydrol Forte. segue o link da página do Driclor: http://www.ligimports.com.br/driclor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...