Listas de blogs e sites que sigo

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Que sabor é esse?


Uma das coisas que mais me chama atenção é a maneira como os franceses preparam a comida, tudo muito delicado e decorado - amo!




Sobremessa de morangos, com chantilly de manjericão.


Semana passada visitando uma livraria descobri um livro chamado Mousses e espumas, eu já tinha provado esse tipo de comida (molecular), mas não tinha a mínima idéia de como era preparada.



E lendo este livro, descobri que a grande tendência deste verão é a chamada verrine, que nada mais é do que pequenas porções com texturas diferentes, servidas em pequenos copinhos como entradas ou sobremesas.

Eu fiquei apaixonada pela delicadeza das tais verrines, o que me levou a pesquisar sobre este tema. Nessas minhas pesquisas descobri que as mesmas podem ser feitas com diversos ingredientes (parmesão, camarão, abóbora etc.,) dos quais poderemos obter várias texturas, como: mouses, espumas, cremes etc.,



E para conseguir esse formato desejado é necessário utilizar um aparelho chamado de siphon, aparelho este que preciso ter! Assim que providenciar um, postarei as receitas das minhas espumas e mouses.

Siphon -  Provei um chantilly  feito com este aparelho, onde colocaram morangos e creme de leite, ou seja,
o chantilly já saiu saborizado - perfeito!


Mais que uma decoração ou um acompanhamento, a espuma ou mousse é um prato especial.  Prato este que nos convida a explorar a receita e descobrir os sabores.



Muitas pessoas gostam de surpreender e este tipo de prato realmente é um convite a descobertas, pois só saberemos o que estamos comendo quando sentirmos o gosto; e ainda existem determinados sabores que nem provando saberemos afirmar com precisão do que se trata.
Geralmente as verrines são uma mistura de texturas diferentes.
Pequenas porções que são servidas  em copos, como entrada ou sobremesa.

Eu por exemplo provei uma mousse feita de abobrinha com aspargos, que em momento algum consegui identificar os ingredientes  utilizados – Mas que tudo  estava  muito saboroso, isso com certeza eu posso garantir.

2 comentários:

Marcia Schorn disse...

amo sabores e viagens , vim conhecer seu blog e fiquei.

www.descobrindoabelezadobrasil.com

Marcia Schorn disse...

vim conhecer seu blog e fiquei!! amo viagens com sabores.

retribue a visita?

www.descobrindoabelezadobrasil.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...