Listas de blogs e sites que sigo

terça-feira, 21 de junho de 2011

Saharienne ou casaco militar uma peça atemporal.


A saharienne ou casaco militar é uma veste unisexe com comprimento 3/4, acrescido de quatro bolsos fixados na frente usada com um cinto.

Atente-se para os bolsos - uma verdadeira saharienne contém 04 bolsos na frente.

Em sua origem este casaco leve era usado pelos aventureiros e militares nas regiões desérticas.  Fruto do cruzamento de jaquetas militares com vestimenta dos safáris. Depois da segunda guerra ela foi aproveitada pelos grandes costureiros e transformou-se neste ícone culto da moda.

No inicio era confeccionada em lona caqui, mas atualmente podemos encontrá-la em: Popeline de algodão, jeans, linho, viscose, seda ou couro etc.,  Mas a cor marcante continua sendo o caqui, bege e o marrom.  A variedade de modelos também é enorme, diferenciando apenas pelos tipos de golas, como:  Gola camisa, gola tailleur, gola Mao etc.,




A primeira saharienne foi apresentada na coleção primavera/verão de 1969 por Yves Saint Lauren.


Este costureiro famoso nascido em Oran na Algeria, sempre guardou consigo sua paixão pela África e pelos países do Maghreb (Marrocos, Algeria e Tunísia). Em 1967 ele já havia lançado uma coleção toda inspirada na África.

O safari geralmente combina os acessórios tom sobre tom.
Nos últimos anos a moda ocidental tem se inspirado muito na África e no estilo safári, o qual pode ser percebido nas ultimas coleções.


Esta peça é super apreciada por todos os fãs da moda de qualquer idade e  transita de estação para estação sem perder sofisticação e elegância.

A grife Salvatorre Ferragamo foi uma das que apostaram nesta tendência do safari em2011.

No verão de 1968, mais propriamente no mês de julho a revista Vogue colocou em uma de suas capas a manequim Veruschka, a qual vestia uma saharianne super sensual,  aumentando assim o fascínio das mulheres por esta peça. 
Tal foto feita  pelo  fotografo Franco Rubartelli na República Centro Africana imortalizou esta peça.



 Este tipo de casaco nunca sai de moda, é uma peça culta que surfa bem em todas as tendências.

Podemos perceber os traços dele nas mais diversas peças, como:  vestidos, camisas, casacos, casaquetos, macacões e macaquinhos.

As francesas têm verdadeira paixão por esta peça, a qual é muito usada aqui no verão  confeccionada com  tecido de linho.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...