Listas de blogs e sites que sigo

sábado, 9 de julho de 2011

A verdadeira mostarda de Dijon.



Morando aqui na Bourgogne estou descobrindo muitas coisas da região, e uma dessas coisas que me chamou atenção foi “a mostarda de dijon”.

Semana passada fui até uma "epicerie" comprar mostarda (casa de francês não falta), e estando lá vi um grupinho de senhoras discutindo sobre mostardas, fiquei de ouvido aberto! E percebi que elas falavam sobre a marca “Edmond Fallot”, como sendo a melhor mostarda do mercado.

Até com peixe essa mostarda fica boa!

Mais do que depressa peguei um pacotinho com 03 vidros, contendo: uma mostarda L´ancienne (com grãos), uma aromatizada com estragão e outra com cassis de Dijon.



E não é de ver que as senhoras tinham razão! Tudo uma delicia. Para começar usei a de estragão (uma colher) diluída com óleo de canola e vinagre de sidra, excelente para temperar a salada de alface com tomates. Já pura, é o acompanhamento perfeito para carnes e grelhados. Quanto a L`ancienne e a de cassis ficam perfeitas da mesma forma. Pode também ser usadas para empanar assados, como pernil de porco, costelas, ou frango.



 Conhecendo um pouco sobre a verdadeira mostarda de Dijon.

A marca Edmond Fallot, situada na pequena cidade de Beaune, tem como proprietário o Sr. Marc Désarmènien, é a única marca que produz de forma artesanal a mostarda na região de Dijon, as outras marcas pertences a grandes grupos que fabricam de maneira industrial e localizam-se em outras regiões.

A fabricação desta preciosidade:

Os ingredientes da mostarda são os grãos de mostarda, vinagre, água e sal. Os grãos são limpos depois moídos em uma espécie de moedor feito de pedra.  Após este processo eles transformam-se em uma pasta amarelo vivo. Mais que sua cor é intensa, melhor será a qualidade da mostarda.



Esta indústria fabrica ainda mostarda para marcas canadenses, como a Dubon e a Le Large. A receita é exatamente a mesma que a mostarda Edmond Fallot. Contrariamente ao que pensamos, os grãos de mostarda utilizado na preparação não vem da região de Dijon. André Désarménien explica que ao fim da segunda Guerra Mundial, com a política agrícola comum, os agricultores perderam o interesse de cultivar a mostarda, a qual não era subsidiada pelo governo.


Resultado: 90% da produção utilizada pelos fabricantes são provenientes do Canadá. Mas o último produtor de mostarda sonha  ainda um dia poder ver os campos desta região ser cobertos por flores de mostarda.



Receitinha simples de grelhado à La francesa:
Contra-filet:
Coloque uma colher de manteiga de leite e uma colher de óleo de canola ou girassol numa frigideira antiaderente e passe os bifes. Cubra-os com um molho simples  feito com mostarda a l`ancienne e o restinho de  manteiga que ficou sobre a frigideira.
Com uma saladinha niçoise então, perfeito!

2 comentários:

Anônimo disse...

parabens! é dificil encontrar uma postagem tão detalhada,sobre produtos que usamos,como os seus.

Anônimo disse...

parabens! é dificil encontrar uma postagem tão detalhada,sobre produtos que usamos,como os seus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...