Listas de blogs e sites que sigo

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Receita de Poulet fermier à la crème.


Esta semana conversando com uma pessoa que possui um restaurante aqui na região, falei sobre um prato que é típico daqui, e que gostaria muito de aprender a prepará-lo. Esse prato chama-se “Poulet fermier à la crème” ou Frango caipira ao creme.

Já tinha tentado fazer e nunca ficava com o mesmo gosto dos que eu tinha provado nos restaurantes. Sendo assim ele se propôs a me ensinar nos mínimos detalhes.

É super fácil, o único toque que diferencia e que que dá um sabor extra é o cravo da índia e alguns pingos de vinho branco no prato na hora de servir. O vinho branco no prato é só um charminho francês, não interfere muito no sabor.

Engraçado que eu já tinha tentando fazer o osso buço como os franceses e também não chegava ao mesmo sabor, e a dica também é acrescentar cravo da índia no cozimento.

E eu que aprendi que cravo da índia era somente para realçar os pratos doces estou impressionada com o sabor que esse raminho pode dar aos pratos salgados.


Poulet fermier à la crème - à moda da região da Bourgogne.

Ingredientes:

1 – frango caipirinha.
02 – latas de creme de leite
02 cubos de caldo de frango
01 – cebola, picada grosseiramente.
01 cebola echalotte (roxa) picada bem fina.
02 litros de água
01 xícara de óleo de canola
03 dentes de alho
04 cravos da índia
03 folhas de louro
champignon de paris (a gosto)
100 gramas de manteiga de leite.


Preparo do frango.

Corte o frango em pedaços, depois lave-os.
Em uma panela coloque o óleo de canola e quando estiver bem quente acrescente os pedaços do frango. Deixe-os dourar bem. Quando estiverem bem douradinhos cubra-os com a cebola picada grosseiramente. À parte dissolva o caldo de frango em dois litros de água. Quando a cebola estiver bem dourada, retire todo o óleo e acrescente o caldo     juntamente com a folha de louro e a pimenta do reino. Tampe e deixe cozinhar por 30 minutos.

Preparação do creme

Em uma panela a parte, coloque a manteiga, o alho e a echalotte bem picadinhos. Deixe-os dourar bem (sem queimar) em seguida acrescente o creme de leite e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 10 minutos.

Quando o frango estiver cozido despeje o creme e acrescente mais uma folha de louro, os cravos da índia e cubra deixando o  reduzir por mais uns 15 minutos.

Obs: pode  acrescentar  champignon  que fica excelente, principalmente girolles e morilles.

No final tempere com salsinha picada e corrija o sal.
Para acompanhamento pode ser servido com arroz branco bem soltinho ou uma massa, eu gosto de tagliattelles.
Com tagliattelles e champgnion.
Um toque francês - Com o prato pronto acrescente algumas gotas de vinho branco sobre o frango.
Uma delicia! testado mais que aprovado e recomendado.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...