Listas de blogs e sites que sigo

domingo, 16 de outubro de 2011

Tudo cabe no potinho.


Esperando o inverno.
Verão e outono aqui  são as estações onde as pessoas costumam plantar e colher frutos e legumes com um fim especifico - fabricar conservas e geléias para serem degustadas no inverno.
Geléia de laranja com maça e tomilho.
Nessas conservas e geléias (confitures) cabe de tudo e mais um pouco...eles fazem as misturas mais inusitadas... é legumes com frutos, doce com salgado e picante etc.,  e  tudo de maneira super natural e sem conservantes quimícos.

Geléia de pera com pimenta.
Como o inverno aqui  é longo, o que faz com que não tenhamos alguns tipos de frutos e legumes disponíveis, a solução encontrada para ter o sabor desejado neste período, são as conservas.
Conserva de queijo de cabra com manjericão.
Eles fazem exatamente como a estorinha da cigarra e da formiga, ou seja estocam enquanto tem em abundância para saboreá-las quando existir a escassez e o gelo tomar conta de tudo.
Chutney de limão com baunilha, canela e vinagre.
É incrível como isso acontece na maioria das residências, sem distinção de classe social. Você pode visitar no verão tanto uma familia de classe elevada como de classe inferior, que vocês irão encontrar pessoas colhendo frutos ou legumes em seus pomares ou hortas (jardin) no intuito de preparar seus potinhos saborosos.

Compota de limão com kiwi.
E para pessoas que moram em apartamentos e que não tem como plantar, existem as fazendinhas onde elas vão colher suas próprias frutas ou legumes, pagam pela quantia colhida e depois elas mesmos preparam suas conservas.

E uma coisa que eles  levam tão á serio que até os potinhos dessas conservas são super fofos, chamados aqui de bocal.

Chutney de manga figo, pimenta e grãos de coentro.
Vejam nas fotos expostas neste texto as mais inusitadas misturas que eles fazem por aqui, e que surpreendem muito em questão de sabor. Talvez isso não ocorra conosco no Brasil, pois temos variedades de frutos e legumes  em abundância o ano todo, sendo assim não  aguça a nossa curiosidade para fazer estas alquimias interessantes e saborosas.

Vagem conservada na manteiga - ou Haricots verts confit.
E por falar nesses potinhos vocês sabem qual é a diferença entre Marmelada (marmelade), confiture, geléia (gelée), chutneys e confits??

Chutney de maçã com tomate e pimenta.
Vejamos a diferença:

Conservas: É o termo genérico utilizado para vários tipos  de alimentos submetidos a processos industriais ou caseiros com o objetivo de prolongar a sua vida útil, tornando possível o seu consumo fora de época de produção (entre-safra), longe das regiões produtoras, ou prontos para serem servidos.

Conserva de pepinos  com cebola roxa  - Concombres et oignon rouge marinés.
As conservas podem ser preparadas com os mais diversos  ingredientes, como: frutas, hortaliças, carnes, pescados, frutos do mar, condimentos, palmitos, champignons, ovos etc... Enlatados ou em vidros, compotas, geléias, patês, picles, chutneys, relishes, molhos, maionese...tudo é conserva.

As conservas doces são produzidas basicamente a partir da fruta e o açúcar e usado para realçar o sabor e ajudar na conservação.

As conservas salgadas podem ser produzidas usando-se como base de conservação : A salmoura, o vinagre, o vinho e outras bebidas alcoólicas, ou o óleo comestível, sendo o azeite o mais utilizado.

Marmelada ou marmelade de larajanja com limão verde.
A marmelada - É um doce citríco, originalmente feita do marmelo ou coigns. é mais incorpada do que a compota.

 A maçã, os marmelos, os citrinos, são ricos em pectina, um glícido (polissacarídeo) ramificado natural que gelifica os sumos. Quanto mais verde estiver o fruto mais rico é em pectina

Compota ou confiture - É um doce feito a partir de pedaços da fruta, não possui textura lisa como a geléia.

Geléia - A fruta é cozida e triturada o que dá a forma lisa a este doce.

Chutney - É a mistura do doce com o salgado,  acrescido de condimentos.Os ingredientes comuns em grande parte dos chutneys ou chetnins são a pimenta, os frutos e vegetais, ou ainda uma mistura destes dois. O tempero utilizado na preparação inclui quase invariavelmente açúcar, sal,alho, cebola, mel, vinagre, gengibre e canela.  As especiarias utilizadas são o coentro e cominho.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...