Listas de blogs e sites que sigo

domingo, 18 de dezembro de 2011

As ceias dos franceses.


Sim, " reveillons" no plural, pois aqui na França esses dias considerados festivos (Natal e ano novo) são chamados assim, "Reveillon de Noel" e "Reveillon du nouvel an".

Natal aqui na França, como em grande parte deste mundo é celebrado em família, já a passagem do ano é  livre.

Aqui na  França desde o final de novembro a mesa já começa a ficar farta, e eles priorizam os produtos tradicionais franceses. 

Os frutos do mar estão sempre presentes, com destaque para as ostras.

Bandeja de frutos do mar 

Bandeja de ostras cruas servidas apenas com limão e saboreadas com vinho muscadet  (branco e seco)

Outras iguarias presentes nesta período são: Escargots, foie gras (fígado de ganso ou pato), salmão defumado,  terrines, diversidades de queijos, marrons (castanhas), chocolates etc.,


Para a ceia de natal,  o peru (dinde), chapon, e o pernil de cordeiro, são as grandes atrações. O prato tipico do natal francês é o  peru com castanhas (dinde aux marrons). 

Dinde aux marrons.

Chapon aux figues.

Essa castanha é a preferida dos franceses nesta época. Sequinha como exposta na foto, pode ser assada e consumida.
Já em conservas serve como acompanhamentos para os pratos festivos.

Quanto a sobremesa,  a preferida dos franceses  é o que eles chamam aqui de  "bûche de noel", uma espécie de rocambole que pode ser um bolo recheado ou mesmo um sorvete em forma de rolo. E  muitas frutas, tendo como destaque a "Litchis.


Litchis - Amo.
Os aperitivos costumam ser pequenas fatias de pães servidas com "foie gras" e geléia de cebola ou figo. Ou então pequenas fatias de pães com salmão defumado ou caviar.


Foie Gras de Noel.
As ceias desse período costumam ser fartas e para quem não dispõe de grana ou tempo suficiente para preparar tais iguarias, as mesmas podem ser compradas prontas nos supermercados e lojas que vendem produtos congelados.


E o mais interessante é que até os supermercados considerados mais baratos (povão), vendem esses produtos tradicionais a preços mais acessíveis, o que faz com que grande parte da população possa festejar esta data.

Um prato interessante que eles fazem aqui para  ser servido na passagem do ano, ou no dia seguinte,  é um gratin conhecido como " Gratin  de cardons à la moelle". Ou seja, um  gratinado do caule de um legume misturado com o tutano de boi, sim aquela gordura que fica dentro do osso.


Não sei como chama este legume no Brasil, aqui ele ´é conhecido como cardons, ingrediente principal deste gratin.
Tutano de boi - Com essa gordura que se faz o gratin de cardons à la Moelle.

Tudo que citei acima é tradicional, o que não impede que algumas pessoas festejem de maneira diferente. 

Quanto as bebidas, existem lugares para todas, sendo que o  champagne e o vinho  tem destaque especial.


Desejo que todos possam ter excelentes reveillons, tanto de natal como de ano novo, com muita alegria, saúde e uma mesa farta.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...