Listas de blogs e sites que sigo

terça-feira, 24 de abril de 2012

Hortas comunitárias ou familiares.



Uma coisa que  é bem comum nesta época (primavera) por aqui são as chamadas hortas comunitárias ou familiares.

É um terreno comunitário geralmente cedido pela prefeitura, onde as pessoas que não dispõem de espaço para plantar alugam uma pequena porção de terra  com a finalidade de plantar e cuidar pessoalmente da sua horta. O aluguel dessa pequena porção de terra  gira em torno de 150 a 200 euros, e acreditem, existe até lista de espera!

Nestes jardins familiares planta-se  legumes, frutos e flores.
Juro que a primeira vez que vi uma horta familiar de cara pensei se tratar de uma favela, pois existem  várias casinhas, as quais são utilizadas para guardar o material (ferramentas ), as que lembram muito os nossos conhecidos barracos.


Como o povo francês prima pela qualidade e frescor de seus produtos, essas hortas são super desejadas. E também é uma maneira de reunião entre as pessoas de uma determinada comunidade.  E não pensem vocês  que as pessoas que cultivam essas pequenas hortas, são pessoas que não dispõem de condições financeiras, pelo contrário, são os que têm um poder aquisitivo maior que se preocupa mais com a alimentação.


Sendo proprietário de uma horta como estas, além de você consumir produtos frescos e livres de agrotóxicos, as pessoas ocupam parte do seu período de férias fazendo algo que gostam, ou seja, estão diretamente em contato com a terra, produzindo seus produtos primaveris de excelente qualidade!  E para eles  é motivo de orgulho comer legumes  vindos diretamente de sua própria horta. 





Eu acho que essa ideia poderia muito bem ser aproveitada em nosso país.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...