Listas de blogs e sites que sigo

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Marron - a castanha preferida dos franceses.



Fim de ano na França  é a época das marrons. Marron  é uma espécie de castanha selvagem que nasce nas florestas por aqui, a qual é muito apreciada pelos franceses e italianos.

Com a marron se faz de tudo e mais um pouco, tanto que ela é conhecida como a "arvore pão". Em períodos de guerra muitas famílias só dispunham desta castanha para alimentar-se.

Castanhas  assadas na brasa.
 Este  tipo de castanha é muito apreciada assada na brasa, a qual é vendida em saquinhos pelas ruas aqui na França.  Consome-se também em  forma de cremes, bolos, doces, farinha, sopas etc., 


Mas se existe uma forma em que ela se destaca,  é em forma de doce, mais precisamente açucarada/cristalizada, a qual leva o nome de marron glacê. Esse  docinho é uma delícia, porém é considerado um produto de luxo em razão do alto preço.



A Italia é famosa por fabricar este doce maravilhoso que eu amo de paixão!


Outra forma  super apreciada pelos franceses é em creme, o qual é  usado como recheio em crepes, panquecas e sanduíches.


Frango de  natal recheado com  marrons


Já  a castanha  cozida em conserva  é indispensável para acompanhar os assados que são servidos  no  natal e  reveillon. 

No Brasil nos temos o costume de chamar de marron glacê um doce popular feito de batata doce, ocorre que na verdade o marron glacê original vem do doce de castanha cristalizada.

Falam-se  que os melhores marrons glacê  são os fabricados na Itália. Eu sou fá assumida desta castanha e deste doce (marron glacê). Essa semana tive o prazer de provar um pedaço de panetone feito com marron glacê, o qual é  DIVINO!

Portanto, vindo a passeio neste período do ano, não deixe de provar estes produtos feitos a partir desta castanha tão amada pelos franceses. 

2 comentários:

Neiva Marins disse...

Oi, flor, te achei por acaso pesquisando sobre o novo prestobarba venus, gostei do seu blog, estou seguindo, vem me visitar e se gostar me segue também, beijim, sucesso...
http://somandobelezaporneivamarins.blogspot.com.br/

Neiva Marins disse...

oi flor te achei por acaso, estou te seguindo, se quiser me segue também, parabéns pelo blog, beijim..
http://somandobelezaporneivamarins.blogspot.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...