Listas de blogs e sites que sigo

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Le Val de Loire .


CHATEAU DE CHAMBORD

O que falar do Val do Loire? E tanta coisa para descrever que falta palavras! 

Apesar de já ter morado em diversas regiões da França eu costumo dizer que o Loire é minha terra de nascimento, uma vez que foi minha primeira morada em território francês. Foi aqui que nasceu minha filha e aqui que existem os mais diversos Castelos pelos quais eu sou apaixonada!  Em algum outro tempo  eu devo ter passado por aqui... 

CHATEAU DE SAUMUR.
Para os que sonham conhecer essa magnifica região eu recomendo qualquer época do ano, uma vez que aqui cada estação tem seu diferencial. Pessoalmente o período que faz meu coração  acelerar e meus olhos brilharem com certeza é a primavera. Ver as calçadas, as praças, varandas e janelas floridas não tem preço! 

O verão também e muito agradável, porém, é muita genteee... então para quem gosta de curtir uma viagem tranquila eu recomendo a primavera ou outono - O renascimento e o recolhimento - recolher para renascer ainda mais exuberante!

ANGERS
Eu moro em Angers, uma cidade bem localizada, onde temos mobilidade para circular em todo o Val  do Loire e regiões vizinhas (Bretanha, Normandia, Charentes...).Fica a somente duas horas de trem de Paris.

Angers é uma cidade universitaria com grandes escolas, faculdades e centros universtarios super conhecidos. Tudo isso faz com que durante o período escolar a cidade fica em plena efervencência.

A cidade é super organizada e bem servida em relação ao transporte publico (tanto que as pessoas que habitam aqui usa muito pouco seu automóvel ). Ha muitas ciclovias que favorecem o uso de bicicletas ( as quais podem ser alugadas na prefeitura por pequenos ou longos períodos).

A cidade oferece muitas opçoes culturais, como: shows, teatros, cinemas, parques aquaticos, parques, zoológicos, parques de diversões etc. . A  60 km daqui fica a maior cidade da região, que  é Nantes. 

Existem ainda, muitas cidadezinhas próximas com fortes potenciais  turísticos - como em toda a França!  
CHEMINS DE LA ROSE.
Grandes parques conhecidos mundialmente como o Puy du Fou (parque medieval - com teatros), Futurescope entre outros ficam aqui na região. Há um lugarzinho especial que gosto de visitar na primavera que é o Jardim das rosas  ( les Chemins de Les Roses ) o qual fica na cidadezinha de Doue de la Fontaine ( nesta mesma cidade tem um super zoologico, com parque para pic nique).

Seguindo o percurso do Rio Loire, vocês poderão se surpreender com magnificas  cidadezinhas que parecem que saíram dos contos de fadas, uma mais linda do que a outra!

LA BAULE
Para quem gosta de praias, não estamos  muito longe ( aproximadamente 200 km) podemos encontrar a maior praia da Europa, conhecida como La Baule, e uma das mais "elitizada" aqui da regiao. A praia  é maravilhosa (me faz lembrar o litoral paulista) porém o que deixa a desejar são as aguas geladas do atlântico.
JARDIM DO CHATEAU DE VILLANDRY - O Jardim desse castelo e magnifico, todo elaborado com legumes.
O Loire como  é sabido é  o reduto dos grandes e magníficos Castelos, cada um com suas peculiaridades. Existem toda uma temática em torno desse patrimônio!
Há castelos voltados para o universo do vinho, das flores, dos legumes, hípico e até mesmo para os contos de fada, como  o da Bela adormecida.

CHATEAU DE BRISSAC
O Castelo de Brissac o qual foi por muito tempo conhecido no Brasil como o Castelo da Revista Caras, fica a 15 min de onde moro e é um dos poucos Castelos habitados por seus respectivos herdeiros (la mora o príncipe com sua família e é aberto   á visitação).


CASTELO DE MARCAY - E um castelo Hotel\Restaurante.
A maioria dos Castelos no Loire são visitáveis e os preços das visitas sao mais ou menos padronizados.  Existem alguns  castelos que são hotéis e restaurantes, mas não são todos. Quase a totalidade funcionam como museu, onde são expostos os objetos e indícios de como viviam seus antigos proprietarios.

Casas Trogloditas 
Continuando nosso passeio pelo Loire eu indico as pequenas vilas Trogloditas, as quais foram construídas no subsolo. Existem ate mesmo restaurantes e hotéis neste  estilo, que tenta imitar como  as pessoas viviam neste período (em cavernas).

Essa região do Loire é conhecida por produzir champignos e aspargos ( típicos da culinária francesa).

O interessante do Loire é a facilidade no que diz respeito a  locomoção, o que permite de conhecermos as regiões limítrofes - as quais são belíssimas. A Normandia com sua explendorosa Historia e beleza. Já  a Bretagne nos encanta com sua cultura tipica. A Charente com seu aspecto campesino e sua produção de conhaques, um charme! 

LA FOUASSE 
Dicas culinárias : Estando no Loire não deixe de provar a fouasse (espécie de pão que infla  servido com feijão branco - receita troglodita). Não deixe também de provar os vinhos e espumantes de Saumur. Na Bretanha os frutos do mar fresquinhos é o que existe de melhor (a noix de Saint Jacques - Vieiras e um super pedido ). Ainda na Bretanha recomendo os galettes como refeição e os crepes como sobremesa, e para acompanhar nada melhor do que uma boa cidra. Na Normandia, não deixe de provar o carneiro servido nos restaurantes  á beira  do Mont Saint Michel, tais animais se alimentam  com as ervas que nascem a beira mar, o que faz com que a carne tenha um sabor diferenciado (dos deuses). Em La Baule, a minha dica sera mexilhões com batata frita (Esse prato pode ser consumido em todo litoral) ou um peixe conhecido aqui como dorade royal com legumes.

O  roteiro esta pronto, agora e arrumar as malas e aproveitar o verão Frances.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...