Listas de blogs e sites que sigo

terça-feira, 16 de setembro de 2014

O regime do alerta.

Minhas férias foram ótimas, diverti muito, curti minha família e amigos, mas, uma coisa estava me incomodando - achava que estava engordando muito! 

Uma semana antes de voltar para a França percebi que meus calçados não estavam entrando nos meus pés, uma vez que os mesmos  estavam super inchados.

O alarme só tocou quando percebi que não estava tão gorda quanto imaginava e que poderia ser retenção de líquidos.

Além desse sintoma, estava sentindo falta de ar e muitas dores nos rins  e cabeça.  Foi então que  resolvi procurar um médico especialista em doenças renais.

Quando entrei em seu consultório de cara ele me disse que não gostava nada dos meus sintomas!
Foi só medir minha pressão para ele ficar ainda mais horrorizado. Eu estava com a pressão super alta e muito inchada, o que poderia ser inicio de insuficiencia renal ou cardiaca. E Nesses casos, tudo deve ser feito com muita rapidez. 

Correria total, muitos pedidos de exames e todos  tachados <<urgentes>.

Fiz todos e não foi constatado nada de grave como meu médico suspeitava e os sintomas indicavam,   só o o meu colesterol que estava altíssimo. 

Resumo de tudo - Eu tive uma forte crise de  hipertensão, a qual me fez reter líquidos o que originou todo aquele inchaço. 

Receitou medicação para controlar a pressão, junto com um diuretico ( noite inteira no banheiro) . No outro dia ja estava sentindo meu corpo de volta!

Meu médico alertou_me que eu já deveria estar há muito tempo com a pressão  elevada sem eu saber! 

E isso deve ser verdade, pois, eu vivia me queixando de dores de cabeça, e agora e só sentir essas dores que eu tomo meu medicamento para pressão e tudo passa.

Como ele disse, e preciso que a gente esteja atenta para esses sinais, porque pressão alta junto com colesterol alto pode causar sérios problemas.

E ele me ordenou a  começar a fazer uma dieta saudável e controlada a fim de diminuir esse tal colesterol e manter a pressão arterial estavel.

E foi pensando nessa minha dieta que vou começar a postar algumas receitas saudáveis, como essa do Salgado Maromba _ Generico.



O Legal e que aqui na França e super fácil e pratico encontrar todos os ingredientes, e o melhor,  não são caros. 

RECEITA

Ingredientes ( 1 salgado)
  • 100 gr de frango.
  • 50 gr de couve flor ( ou outro legume, ex : abobrinha, alho poro, brocolis...)
  • Temperos a gosto (cebolinha, salsinha, coentro, alho triturado, sal, pimenta do reino, curry...) Eu gosto de colocar tudo isso e mais uma pitada de pimenta d'Espelette ou calabresa.
  • Farelo de aveia (soin d'Avoaine) ou germe de trigo, ou ainda aqueles biscoitos de arroz esmagados ( para empanar).
Para o Recheio :

  • Tomates cereja
  • 1 colher de sopa de ricota ou queijo tipo boursin
  • Brocolis (cozido e refogado).
Modo de Preparo:

2. Coloque o peito de frango e a couve flor ( crus), os temperos no processador e triture até que vire uma pasta homogênea .



3. Leve a massa para a geladeira durante 10 minutos.

4. Faça um revogado de tomate cereja com oleo de oliva, brocolis picadinho e ervas de provence ou oregano. ( recheio).





5. Umedeça as mãos com um pouquinho de oleo de oliva e abra metade da massa do frango apenas com a pressão dos dedos.

6. Coloque o recheio no meio da massa e coloque a outra metade da massa por cima para fechar o salgado.

7. Coloque a farinha desejada em um prato e empane o salgado na farinha. Não passe no ovo!!

8. Leve o salgado para assar em forno bem alto e pré aquecido por 30 minutos ou até ficar bem douradinho.

9. Sirva de preferência com uma saladinha verde.

10. Bon Appetit



TESTADO E APROVADO.

Um comentário:

Milena F. disse...

Temos mesmo que tomar cuidado com a saúde e fazer esses exames de vez em quando é bom, pois geralmente a gente que vem de algumas localidades do Brasil tem tendência a exagerar na gordura dos alimentos e quando vê o colesteral está nas alturas! Ou então exagerar no sal...
Tento controlar praticando esportes, comendo light no mínimo 3 dias por semana e reduzi o sal creio que em 90%!!! Também tomo bastante chá verde ou outros que "limpam" o organismo. Quando vou ao Brasil estranho, acho as coisas mais salgadas, mais doces e acabo engordando... Felizmente ainda não tive problemas de hipertensão. Meus únicos problemas por enquanto foram de deficiência em ferro e em vitamina D, mas já me deram muita dor de cabeça!!! Continue firme e saúde!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...