Listas de blogs e sites que sigo

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Os diferentes tipos de peles.



Você conhece todos os tipos de pele? E o seu tipo de pele ?  

Esse post surgiu em virtude do meu total desconhecimento sobre o tema, sendo assim, vamos juntos conhecer um pouquinho sobre os mais diversos tipos de pele através de suas caracteristicas peculiares. 

Esclarecendo que para ter total certeza é preciso consultar um dermatologista.



PELE OLEOSA - Os pontos são irregulares, os poros dilatados e visíveis. E uma pele sujeita a imperfeições ( como acnes, cravos e espinhas) . Possui um aspecto mais brilhante, umido por causa da produção de sebo maior do que o normal. Além da herança genetica contribuem para a oleosidade fatores como  estresse, alterações hormonais, dieta rica em alimentos com alto teor de gordura e as agressões externas  (poluição, sol, vento) influenciam muito. E necessário que as pessoas que possuem este tipo de pele respeite o seu equilíbrio frágil usando produtos adaptados para o mesmo.

CONSELHOS:

_ Higiene imprescindivel - limpeza de pele rigorosa duas vezes ao dia ( manha e noite)  com cremes leves não irritantes e  sem sabão. Em seguida usar loções levse e fluidas especificas para peles oleosas. 

_ De manha é aconselhavel o uso de um hidratante matificante ou para peles com imperfeições . A noite um creme reparador para peles oleosas. 2 ou 3 vezes por semana é aconselhavel fazer uma esfoliação  ou mascara com produtos específicos. Em contato com o sol use um protetor solar fluido ou em  gel adaptado para este  tipo de pele. 



PELE MISTA  ( eu achava que minha se encaixava neste tipo) _ Excesso de oleosidade nas chamadas zonas T ( testa, nariz e queixo ), o que favoriza o aparecimento de poros dilatados nessa região, enquanto o resto do rosto possui um aspecto normal. E o tipo de pele mais frequente. Possue espessura mais fina, com tendencia a escamassão e ao surgimento de rugas finas e precoces. 

CONSELHOS: Use produtos para limpeza de pele e demaquilantes suaves, insistindo na chamada zona T. Em seguida aplique produtos fluidos específicos para peles mistas. De manha aplique um hidratante matificante e a noite um creme reparador. Aconselha-se a fazer uma esfoliação ou mascara 2 ou 3 vezes por semana. Evitar exposição ao sol sem proteção - saiba que o sol é um falso amigo das peles mistas - mesmo que aparantemente seu aspecto melhore com exposição ao sol, os efeitos surgirão mais tarde. 

PELE NORMAL - E o tipo menos frequente.  Ela possue textura saudavel e aveludada. Além disso possui elasticidade ideal e produz gordura natural em quantidade adequada. A pele normal apresenta um aspecto rosado e é pouco propensa ao desenvolvimento de imperfeições, como manchas e espinhas. Mesmo que este tipo de pele seja o ideal ela também e suscetível as agressões exteriores ( poluição, sol e vento). Este tipo de pele precisa de tratamento capaz de preservar o seu equilíbrio e vitalidade. 




PELE SECA - A pele é super  fina o que faz com que ela resseque com facilidade, causando sensaçoes de repuxe. E uma pele sem brilho. A falta de agua causa os desconfortos e surgimento das imperfeições, como poros visiveis, pouca luminosidade e é a mais propensa a descamação e a vermelidão. A pele seca também é a mais propicia ao surgimento de pequenas rugas e fissuras. Esse tipo de pele pode ter influencias, nos fatores geneticos e hormonais, e também por condições ambientais, como o tempo frio ou seco, o vento e a radiação ultravioleta. Banhos muito quentes podem provocar ou contribuir para o ressecamento da pele. Esse tipo de pele precisa de tratamento nutritivo para seu equilíbrio.

CONSELHOS _ Limpe bem a pele com um produto de limpeza suave e hidratante.  
Pela manha aplique um creme hidratante  protetor para acalmar  a sensações  de repuxe e demais desconfortos e para proteger a pele das agressões exteriores. 

A noite aplique um creme nutritivo de restruturaçao celular.  1 ou 2 vezes por semana aplique uma mascara de hidratação intensa. E para ter uma pele perfeita e necessário que tome ao menos 1,5 litro de agua por dia. 




PELE MADURA  _ Ela é sensivel, uma vez que ocorre a diminuição da expessura  da epiderme. E uma pele de aparência flácida, sem elasticidade e áspera .Esse  tipo de pele apresenta problemas pigmentares e é  menos resistente as agressões exteriores. E  uma pele super sensível, em contato com o sol use sempre protetor solar. 

CONSELHOS _ Limpe sua pele de manha e a noite com produtos suaves. De manha aplique sobre o rosto, contorno dos olhos, em torno dos lábios e pescoço  um creme hidratante  anti - envelhecimento para proteção contra o ressecamento e os desconfortos causados pelas agressões externas. A noite aplique um creme regenerante  anti-envelhecimento  sobre o todo o rosto e pescoço .  Aconselha_se a tomar ao menos 1,5 litro de agua por dia.



PELE SENSÍVEL - E conhecida como reativa e intolerante. E um tipo de pele sujeita ao formigamento, repuxamento e vermelhidão . Esses sintomas  desconfortáveis aparece em virtude tanto de fatores externos como interno. Físico ( sol, calor, vento e frio) , Químicos ( cosméticos, sabão, poluição), psicológico/emocional  ( stress, fadiga, depressão ...)  ou ainda hormonais. 

CONSELHOS : Como nos outros tipos de pele , limpe pela amanha e a noite com produtos de limpeza ou demaquilantes suaves e especificos para peles sensíveis . De manha aplique um creme hidratante para acalmar os desconfortos  e para proteger a pele das agressões exteriores. A noite use um creme restruturante . 1 ou 2 vezes por semana faça uma mascara de hidratação intensa. Evite exposição ao sol, pratos muito temperados, picantes e bebidas alcoólicas. Beba ao menos 1,5 litro de agua por dia. 

No geral a pele intolerante entra no rol das peles sensíveis, que como o nome ja diz, não tolerante quase nada. 

Alias, antes eu nunca tive problemas com minha  pele, mas também nunca segui os conselhos acima,  e com a idade, o sol, o estress, hoje estou sendo premiada com uma pele super intolerante. 

Portanto meninas, o quanto antes cuidem para que no futuro os problemas não se acumulem e  se agravem. 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...