Listas de blogs e sites que sigo

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Plantas que Curam e Embelezam - Guaraná.





Hoje são muitos os  cosméticos e nutricosméticos formulados a base de vegetais, e pensando nisso formulei este post.

A fitoterapia, cura através de medicamentos formulados a base de vegetais é o tipo de medicina mais antiga praticada pela humanidade por todo o globo terrestre.

Este tipo de medicina é tão importante que a OMS (Organização Mundial de Saúde) junto com a Comunidade Européia, criaram organismos específicos para identificar o modo de uso de algumas plantas medicinais tradicionalmente usadas, a fim de validá-las sobre o plano cientifico e para melhor conhecimento de seus mecanismos.

A fitoterapia, através dos nutricosméticos pode tratar alguns incômodos de saúde que temos no quotidiano, como problemas digestivos, respiratórios, certos problemas habitualmente femininos, como cólicas, prisão de ventre etc.,

Um medicamento super importante e que vem sendo estudado com afinco, pelo poder de curar muitas doenças cardíacas e até mesmo alguns tipos de câncer, veio da fitoterapia através da Casca do Salgueiro, conhecido popularmente no mundo todo como Aspirina (Acido Acetilsalisico), a qual quero dedicar um post exclusivo a este medicamento, em virtude das atuais descobertas sobre o mesmo.

Outra molécula preciosa que veio da fitoterapia a qual é referência no tratamento anticancerígeno é o Taxol (Taxus brevifolia), que foi descoberto pelo botânico Artur Barclay em 1962 a partir de um extrato da arvore de Iem encontrado no pacifico.




Na indústria cosmética começa a surgir muitos cremes, shampoos, maquiagem, e também os tão atuais nutricosméticos em forma de Chás, capsulas, comprimidos, ampolas etc.,

Eu gostaria de em um só post falar das propriedades benignas de certas plantas, mas como a lista é imensa, vou me esforçar para a cada semana falar um pouquinho sobre algumas plantas mais conhecidas e usadas atualmente.

A planta escolhida de hoje é bem conhecida dos brasileiros, principalmente de quem habita a região centro/norte do Brasil.

Acho lindo o fruto do guaraná.
Deveria ser a fruta símbolo do Flamengo rs.
Na minha região de Mato-Grosso, ela é muito utilizada pelos índios os quais transmitiram esse costume para muitas pessoas que habitam em Cuiabá e regiões pantaneiras. Esta planta preciosa é conhecida pelo nome de Guaraná.


O Guaraná é uma planta que serve para tonificar o organismo e seu nome cientifico é Paulinea Cupana.

Serve para dar Energia e manter a forma.
Muitas pessoas que conheço preferem o chá verde, acho que por desconhecer as propriedades do guaraná, o qual é duas vezes mais potente do que o chá verde e do que o café.

O guaraná é um arbusto originário da bacia Amazônica, muito apreciado pelos indígenas do Brésil, para a preparação de bebidas estimulantes e revigorantes.

O guaraná é originário de florestas tropicais sul-americanas, particularmente de dois afluentes do Amazônas: O Rio Tapajós e Madeira. 

O guaraná foi introduzido na farmacologia ocidental desde o inicio do século XIX, como estimulante e diurético. Hoje ele é utilizado na preparação de bebidas energizantes e como complemento alimentar.


Princípios ativos:

O grão de guaraná possui diferentes tipos de alcalóides, Theobromina, Theophyllina, cafeína, xantina, hypoxanthina... Ele contém ainda sais minerais, micronutrientes, ácidos grassos, vitaminas A, E, B1, B3, PP e óleos essenciais.


Propriedades e ações:

As principais virtudes do guaraná agem sobre

*As astenias de ordem física e psicológica:


O Guaraná é reconhecido por sua força em cafeína, ou seja, ele fornece energia para o organismo.
 Desperta  o corpo e a mente atuando nos centros nervosos encefálicos. Ele ainda ajuda a restaurar a vitalidade, dando dinamismo e sentimento de bem-estar, principalmente em períodos de regimes para emagrecimento. Ele revigora a vitalidade intelectual e contribui para aliviar dores de cabeça provenientes de má circulação sanguínea.

A cafeína, muitas vezes chamada de "guaranina" é contida dentro do fruto do guaraná e descobriu-se que seu conteúdo é duas vezes mais forte do que o encontrado no chá verde e café. Esta guaranina é difundida lentamente e eficazmente pelo organismo. 
Graças a uma quantidade significativa de taninos e de saponinas o guaraná participa na ativação do organismo, sem efeito excitante e sem incidência particular sobre o ritmo cardíaco. Ele age como Anti-asthénico e Anti- Stress, mais igualmente como termorregulador.

* Obesidade e excesso de peso:

A guaranina dinamiza o metabolismo das células e contribui para queima de gorduras indesejáveis o que favorece a sensação de saciedade. Quanto a este efeito esta planta é privilegiada dos índios em período de escassez, utilizada como uma forma de cortar a fome. As virtudes emagrecedoras do guaraná são ainda mais justificadas como complemento de um regime alimentar. Ele estimula de outra parte o organismo na liberação de adrenalina o que explica sua reputação afrodisíaca.


Forma artesanal feita pelos indios para ralar o guaraná

Pesquisas internacionais sobre o guaraná:
Estudos "in vitro", mostram que o guaraná inibe a reprodução de bactérias como Escherichia coli e Salmonela typhimuirum, responsável pela malária e disenteria.

Contra indicações: O consumo de guaraná é contra indicado em caso de gastrite, ulcera, hipertensão, desequilíbrios cardiovasculares e taquicardia. Seu alto teor de cafeína é proibido para crianças, mulheres grávidas ou em período de amamentação.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...