Listas de blogs e sites que sigo

sábado, 12 de março de 2011

A bolsa um pequeno mundo de amor.

Todos esses "posts" sobre a nossa paixão por bolsas foi somente para chegar até aqui, ou seja para falar do mais novo livro do sociólogo francês  Jean-Claude Kaufmann, o qual acabou de ser lançado e já está fazendo o maior sucesso por aqui e que eu tomei conhecimento na minha  visita a FNAC semana passada.

 FNAC  -  16,63 Euros

O livro chama-se :  Le sac, un petit monde d’amour - Editora Lattes, 2011.
                                               "A bolsa um pequeno mundo de amor"

A bolsa não é um lugar comum. Mergulhando nessas profundezas este livro revela um mundo vasto é fascinante. A bolsa é um lugar onde colocamos um pouco de tudo.  Acessório de moda a bolsa não tem nada de acessório.
Jean-Claude Kaufmann nos explica o porquê da bolsa ser um lugar privilegiado onde se fabrica a identidade de cada um. Não se admirem que certas pessoas podem contar suas vidas através de suas bolsas e de seus conteúdos. Quanto às pequenas coisas que ela contém mesmo as mais ridículas sempre tem algo a dizer. Não é incomum, por exemplo, encontrarmos até pedras. E ainda podemos fazer piadas de nós mesmas. Porque nela se esconde muitas pepitas de sentimentos e de emoções. Jean-Claude Kaufmann não tem nenhuma dúvida: entre ternura e paixão, a bolsa é um pequeno e verdadeiro mundo de amor o qual ele nos convida a partilhar.


Jean-Claude Kaufmann é um sociólogo, diretor de pesquisa no CNRS,ele observa os detalhes da vida cotidiana com humor e mostra que nada é trivial. Seus livros já foram traduzidos para 15 idiomas.
Alguns pontos levantados pelo  autor:
  •  a bolsa é mais que um acessório, é um desejo profundo;
  •  a bolsa representa a parte mais íntima da mulher e está ligada à constituição da identidade feminina, pode conter fotos, lembranças de momentos carregados de afetividade, objetos preciosos situados além de toda análise racional.
  •  a bolsa é uma companheira fiel, amiga íntima que tem resposta para tudo. Ela está sempre ao lado, pronto para às necessidade funcionais, afetivas e sociais;
  •  a bolsa tem dupla função. O interior é um mundo à parte, fora da vista e do julgamento dos outros. O exterior gosta de se exibir e define o poder social da proprietária. Graças à bolsa, você será olhada com mais respeito. Séculos passados a bolsa era usada somente no domingo. A emancipação feminina foi acompanhada pela evolução do papel da bolsa.
  •  a bolsa é uma arma psicológica para aumentar a auto estima.
  • Para finalizar, a bolsa será sempre somente feminina? Após uma tentativa frustrada de bolsas masculinas nos anos oitenta, talvez os homens sejam obrigados a terem uma bolsa pendurada nos ombros. Os bolsos não conseguem mais suportar os iPads, iPhones e tudo mais.
  • Mas de acordo com Kaufmann, o interior destas bolsas/pastas masculinas será sempre decepcionante e pobre. Não terá todos estes sinais ligados à vida como farelo de biscoitos do lanche das crianças.
Analisando bem, ele tem razão!

Fica a dica de mais este livro.

Um comentário:

Carla Zulp disse...

Meninas mas que homem é este?
Preciso comprar este livro.
Excelente artigo, adorei.
bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...