Listas de blogs e sites que sigo

sexta-feira, 18 de março de 2011

SOS - Cabelos em queda livre!

A vida do cabelo

Os cabelos crescem muito rapidamente (1 cm por mês, ou seja 12 cm ao ano).
Em consequência, nosso organismo tende a sustar este crescimento e o cabelo começa a cair em torno de 4 a 5 anos, como se fosse uma troca. Então ele é substituído por um outro cabelo exatamente no mesmo lugar, para uma nova duração de vida de 4 a 5 anos. Isto é o que chamamos de ciclo capilar.


Interessei-me por este assunto, em razão de  uma matéria que li numa revista francesa,  feita com a especialista Hèlene Krause a qual é conselheira científica dos laboratórios Ptytosolba.

Laboratório esse que acaba de lançar um Kit de tratamento intensivo para queda capilar o qual eu estou super tentada a experimentar, tendo em vista que já usei vários tipos de medicamentos e shampoos e nada!

 KIT DOS LABORÁTORIOS PHYTOSOLBA
  Phytophanerephytolium 4 phytocyane
Prevenção, tratamento e beleza dos fios.
Obs: podem ser vendidos separados.

A Dr.Hèlena  afirma que nós perdemos em média entre 50 e 100 fios de cabelos por dia, e se  notarmos uma queda em demasia não devemos entrar em pânico, pois as causas normalmente são identificáveis .

 Devemos tratar os nossos cabelos no sentido de fortalecê-los para que os mesmos cresçam rapidamente, pois quando a queda já está intensificada não adianta usar medicamentos para seu combate, tendo em vista que o fio que caiu hoje já morreu  há algumas semanas.

Nós possuímos em média 100.000 a 150.000 fios de cabelos na nossa cabeça.
Nossos cabelos são como uma floresta, nascem, vivem e morrem. Os cabelos que são mortos caem e normalmente são substituído por cabelos novos. Nossos cabelos são elementos do corpo que possui uma velocidade de crescimento muito rápida, diferente das unhas ou outras partes.  Consideramos que uma queda de 50-100 fios por dia é normal.

O cabelo tem um ciclo de crescimento que se divide em 03 fases:
A fase Anagéna ou de crescimento que dura de 05 a 07 anos, em seguida a fase catagéna ou de repouso, a qual é breve e dura de (2 a 3 semanas). O ciclo termina na fase telogéna ou fase de queda, de aproximadamente 03 meses.

Mais de 75% dos cabelos estão na fase de crescimento, 1%  está em fase de repouso e menos de 25% em fase de queda.


Existem 03 tipos de quedas, as quais são:
Queda  reacional:

Resulta de uma queda passageira ocasionada por: stress emocional, gravidez, regimes alimentares, fadiga, carência em micronutrientes/vitaminas, medicamentos, estados gripais, traumas, depressão, alteração hormonal, agressão dos fios (coloração, permanentes e químicas em geral).

 E geralmente ocorre três meses após qualquer um desses eventos citados acima ou 3 a 4 semanas depois da primeira seção de quimioterapia.

Este caso é o mais comum e ocorre de um dia para o outro de forma brutal e pode durar várias semanas.

Se após três meses de queda não cessar, essa queda poderá transformar-se em crônica garante a especialista francesa.

A queda de cabelo que ocorre após o parto é normal, mas não sistemática. Durante a gravidez a mulher produz hormônios de todas as espécies que protegem o cabelo. Assim o ciclo capilar ganha algumas semanas suplementares. Mas depois do parto a taxa hormonal estabiliza ficando normal, e os cabelos caem.

Em caso de amamentação, a queda pode ocorrer até 06 meses após o parto. Não é aconselhável seguir nenhum tratamento anti-queda durante a gravidez, talvez um ou dois meses após o parto. Por isso este tipo de queda entra também nesta categoria.

Pode  ocorrer quedas também em virtude de um choque violento como um acidente de carro ou do cotidiano (queda da escada) ou choques psicológicos. Nestes casos a queda de cabelo deverá ser breve e rápida.

Queda Crônica.

Este  tipo de queda na maioria da vezes é de origem genética(hereditária) ou associada a um desequilíbrio hormonal. 
Se não tratada, a queda ocasional poderá vir a  transformar-se em queda crônica, e neste caso é aconselhável a consultar um médico. A queda crônica pode ter como não ter, uma causa precisa.

Pode aparecer na menopausa, período em que a taxa de hormônios femininos diminuem.
A queda crônica se tratada a tempo poderá ser reversível, do contrário poderá vir a transformar-se em alopecia andrógina.

A ALOPECIA ANDROGINA
É nesta fase que os cabelos realmente caem e podemos visualizar o crânio.
Neste caso a causa não é claramente identificada.
É mais comum nos homens, mas as mulheres também não são poupadas.

Uma alopecia andrógina pode aparecer em qualquer idade e se não for tratada, poderá realmente ficar careca. Existe  tratamentos médicos específicos, os quais devem ser  feito o quanto antes.

Raramente são de origem  metabólicas (diabetes, anemia ...), endócrinos(doenças da tireóide, hiperandrogenismo, insuficiência adrenal) ou secundária a deficiências nutricionais .


Para evitar todas a formas de alopecia (perdas dos fios) é preferível  fazer um tratamento anti-queda mesmo antes da mesma começar, e hoje o mercado está super abastecido com diversos complementos alimentares os quais têm exatamente esta  função de prevenir.
Procurem complementos a base de zinco, vitamina B5, B6, H , silicio e magnésio são excelentes para a saúde dos fios.

Existe muitos complementos no mercado, mas vou citar os mais utilizados pelos franceses:  Forcapil, Ménophytea Capillaire, Chronostim Ducray .


Se no Brasil vocês não encontrarem, procurem consumir minerais, micronutrientes etc., em forma de cápsulas as quais são vendidas em farmácias de manipulação.


Podemos também dobrar a atenção com nossa alimentação, ou seja devemos consumir mais aliimentos ricos, como: cerais,carnes vermelha, legumes verdes, geléia real, germe de trigo e levedo de cerveja. Esses dois últimos podem ser consumidos misturados nos sucos e em saladas, ou  mesmo em forma de cápsulas.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...