Listas de blogs e sites que sigo

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Braderie e Vide Grenier .


Braderie e Vide-Grenier - São  dois termos  muito utilizados e apreciados pelos franceses. 

Essas manifestações já estão enraizadas na cultura francesa e vem de longa data! 


Para se ter noção, os traços da existência da primeira braderie é datado de 1127. 


Vamos então conhecer o que significa estes termos.


Braderie - Significa Brader - Colocar abaixo! 

Foi uma maneira encontrada pelos comerciantes franceses para desfazer dos fundos de estoques, aquelas peças encalhadas de coleções anteriores.

Funciona da seguinte maneira: A cada  ano, geralmente no verão todos os comerciantes fixam uma data, num determinado domingo e abrem suas portas - É uma espécie de feirão de todas as lojas,tudo fica muito barato!


 Somente nessas feiras os comerciantes têm a liberdade para negociar os preços, uma vez que aqui na França os mesmos são fixos e não existe aquele nosso sistema de  pechincha.

A braderie é  diferente dos  soldes (liquidação/promoção). Nos soldes os comerciantes têm limites fixados de  redução, já nas  braderies  não; estas  ficam  a cargo dos  próprios comerciantes. E  geralmente  eles vendem com excelentes  preços.


Já a  "vide grenier", é como diz o nome,  significa  limpar a dispensa! 


São vendas de particular para particular, e os preços  são sempre bem atrativos.  Essas "vide-greniers" aqui  na França geralmente são organizadas por associações caritativas, escolas, associações de bairros, ruas e até mesmo entre amigos, parentes, vizinhos...


Funciona geralmente aos domingos e são consideradas verdadeiros eventos, onde todos participam, desde os mais pobres ao mais ricos.


E vendem de tudo é mais um pouco... com  preços muito baixos.


Essa  semana  eu fui convidada por uma amiga a participar de uma dessas  feiras aqui na minha rua, a qual  ocorre uma vez por ano. No inicio eu fiquei receosa em participar, mas como minha filha insistiu eu resolvi  me inscrever.


E tudo foi  muito organizado.Existem diversas  regras que devemos seguir à risca! Tudo é determinado pela associação de moradores do bairro. 


Regras, como: Hora certa  para começar e para terminar. Nada de deixar sujeiras ou restos de mercadorias nas ruas. Somente  pessoas que moram no bairro podem participar etc., 


Algumas  amigas resolveram  que  iriam participar comigo, pois para se inscrever tem que morar na rua ou bairro e assim sendo nós escrevemos uns 20 dias antes e pegamos um espaço de 6 metros pela quantia de 18 euros.


Essas feiras servem para esvaziar as caves ( dispensas), para ajudar quem precisa (aqui na França  " ajudar alguém  não significa necessariamente  dá o peixe, mas sim ajudá-lo a pescar", sendo assim eles preferem vender baratinho na faixa dos centavos, do que  ofertar). 


Isso é uma regra, e até as associações caritativas procedem dessa maneira. Exemplo de como agem os franceses em se tratando de filantropia é a famosa associação Emmaüs. Criada em 1949 pelo Abbè Pierre (padre), com a ajuda de George Legay . 


Os Emmaüs são lojas onde são vendidos todas as doações. Essas mesmas lojas são mantidas com as referidas vendas. Os funcionários são pessoas que saíram das ruas em situação de riscos ou que não possuem nenhuma formação específica para estar no mercado de trabalho  e são pagos também com o dinheiro dessas arrecardações. O princípio é uns ajudando aos outros, não importa com qual quantia.


Voltando a minha participação na "vide grenier" que aconteceu ontem na minha rua.


Eu particularmente gostei muito! Demos muito gargalhadas e ainda pude proporcionar momentos alegres para minha pequena. Sem falar que conseguimos uma graninha extra!


O mais interessante de tudo foi ver minha pequena agindo como uma profissional do comércio - atendendo a todos, vendendo e negociando como um turco! 


Vejamos então as fotos do nosso evento:



 Ás 6:30 da manhã  já estávamos na  rua montando nossos estandes! Vejam a neblina! E vocês não podem imaginar como o frio estava cortante! 3 graus!


Até o prefeito passou por aqui.



Minha  filha tendo seu primeiro contato com o comércio.

Atendendo seu cliente!










De tudo e mais um pouco...








Um comentário:

Sara disse...

Eu adoro, estou em todos aqui! Nao pra vender, pq nn tenho à minima paciencia!kkkkkk! A gente ê cada objeto engraćado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...